EDUCAÇÃO

Reitora do IFG participa da abertura do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 11h17 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 11h17

A reitora do Instituto Federal de Goiás, professora Oneida Barcelos Irigon, participou da abertura do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, realizada na noite desta quarta-feira, 3 de abril, no auditório da Área 4, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).  Na ocasião, além de representar o Instituto Federal de Goiás, que é um dos parceiros do evento, a gestora representou o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Getúlio Marques Ferreira.

O Simpósio reúne mais de mil professores, pesquisadores, estudantes e gestores da educação de todo o Brasil e tem como tema central “Estado, Democracia e Educação: O Plano Nacional de Educação (PNE) em perspectiva”.

Em seu discurso, a reitora do IFG destacou a importância do tema do simpósio e ressaltou a importância de debater o plano nacional de educação e seus necessários entrelaçamentos com o estado e com a democracia.

A gestora também enfatizou a importância da presença dos Institutos Federais no evento e chamou atenção para a educação profissional: “é necessário que ampliemos a oferta da educação profissional, inclusive em atendimento à meta do PNE. Entretanto, é fundamental que se faça o debate sobre a qualidade e os sentidos dessa oferta, que deve se pautar na concepção de formação humana integral e integrada e que promova o diálogo entre a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia, possibilitando ao trabalhador o acesso aos conhecimentos historicamente sistematizados na sua relação com o mundo do trabalho, seja na forma do ensino médio integrado, de qualificação profissional ou de formação inicial e continuada”.

Simpósio

O XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação começou nesta quarta-feira, 3, e terminará na sexta-feira, 5. As atividades irão ocorrer em Goiânia, nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Além do IFG, são parceiros do evento a Universidade Federal de Goiás, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, a Universidade Estadual de Goiás e o Instituto Federal Goiano. O evento é promovido em parceria com a Faculdade de Educação da UFG, a Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC e conta com apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFG, UEG, PUC-Goiás, IFG, IF Goiano.

Saiba mais sobre o evento: https://anpae.org.br/simposio2023/index.html

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.