Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PESQUISA

Inscrições para seleção de projetos de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico estão abertas

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 09h20 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 10h50

Estudantes de graduação podem concorrer a bolsas de 700 reais; e alunos do ensino médio, a bolsas de 300 reais

 

Estão abertas as inscrições para os programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica do Instituto Federal de Goiás (IFG). Nesta seleção, são ofertadas mais de 250 bolsas, divididas entre os programas de Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC-Af); Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/PIBITI/Af). Os editais podem ser acessados na seção de editais da página do Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Ao todo, foram lançados três editais que disciplinam as regras das seleções dos Programas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 26.

Bolsas para alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e EJA

Edital nº 018/2023 trata das bolsas de iniciação científica para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e da EJA. Ao todo, são ofertadas 150 bolsas para os alunos dessas modalidades. Do total de projetos contemplados, 75 bolsas serão destinadas ao PIBIC-EM-Af, contemplando estudantes dos cursos técnicos de nível médio que ingressaram no IFG por meio do Sistema de Reserva de Vagas; estudantes dos cursos técnicos de nível médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estudantes que são mães, com filhos com idade de zero a seis anos.

Bolsas para estudantes da graduação

Para alunos dos cursos superiores, dois editais tratam da oferta de bolsas. Por meio do Edital nº 19/2023 (PIBIC/PIBIC-Af), são disponibilizadas 63 bolsas, sendo 27 delas para ações afirmativas. O Edital Nº 20/2023 , por sua vez, oferta bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Por meio desse edital, os alunos dos cursos superiores podem concorrer a 40 bolsas, sendo 20 destinadas às ações afirmativas (PIBITI-Af).

Novos valores

Os valores das bolsas dos programas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação foram reajustados em fevereiro deste ano pelo governo federal. Desse modo, conforme a Portaria do CNPq nº 1.237/2023, as bolsas voltadas aos cursos técnicos integrados e EJA passaram de 100 para 300 reais; e as de graduação passaram de 400 para 700 reais. As bolsas ofertadas terão vigência de doze meses.

Inscrições

As inscrições dos estudantes devem ser feitas pelos orientadores, exclusivamente por meio do módulo Pesquisa SUAP. O orientador deverá inscrever projeto de pesquisa indicando o estudante que terá a responsabilidade de execução, sob sua orientação. A inscrição deverá ser feita pelo orientador exclusivamente por meio do Módulo Pesquisa do SUAP (https://suap.ifg.edu.br/pesquisa/editais_abertos/ ), conforme cronograma estabelecido nos editais.

Para orientar projetos, é preciso ser servidor docente ou técnico-administrativo do quadro de pessoal permanente do IFG. Para as bolsas disponibilizadas com recursos do CNPq, exige-se que o orientador tenha o título de mestre. Para as bolsas disponibilizadas com orçamento com orçamento da Instituição, exige-se do orientador a titulação mínima de especialista.

Cada orientador pode se inscrever em até quatro projetos de pesquisa em cada um dos programas. Cada projeto de pesquisa poderá prever a participação de no máximo três estudantes, dos quais apenas um poderá ser bolsista (os demais deverão atuar como voluntários).

Confira as informações e os editais:

 

Notícia atualizada em 19/06, em razão da retificação dos editais, com prorrogação do período de inscrições até 26 de junho.  


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página