nacional

Vamos participar da OBMEP 2023? E vamos conhecer um pouco mais dos estudantes do Câmpus Valparaíso premiados dos últimos anos

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 15h51 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 16h36

Primeiramente, o que é a OBMEP? Quando será a próxima prova? Saiba tudo aqui

Fotos dos últimos premiados na OBMEP do IFG Câmpus Valparaíso. Da esquerda para à direita: Rafael (medalhista de bronze, 2022; menção honrosa, 2021), e com menção honrosa: Layara e Hiago (2021), e em 2022: Jullya

"A OBMEP coleta talentos" destaca o professor de Matemática do IFG Câmpus Valparaíso Bruno de Paula. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma competição nacional destinada aos estudantes de escolas públicas e privadas. Aqueles que participam podem ser premiados com menção honrosa até medalhas de bronze, prata e ouro; os medalhistas poderão ainda receber uma bolsa no Programa de Iniciação Científica Jr. Para a OBMEP 2023, atenção, estudantes! A prova da primeira fase será dia 30 de maio, à tarde, e todos os alunos do ensino médio do Câmpus Valparaíso (do primeiro ao terceiro ano) estão convidados a participar. Para a primeira etapa, a prova será aplicada pelos próprios colégios inscritos.

Para ajudar no preparo da avaliação, o professor Bruno, coordenador da OBMEP no Câmpus Valparaíso, está realizando aulas quinzenalmente, às quartas-feiras, às 16h. Se interessou? Entre em contato pelo e-mail: bruno.miranda@ifg.edu.br .

Professor Bruno, coordenador local da OBMEP

O próprio professor Bruno conta como participar da OBMEP foi um diferencial em sua vida, medalhista de ouro da Olimpíada quando cursava o Ensino Médio, acabou por ingressar no curso de Matemática ao ter maior contato com a área por estar em um programa de iniciação científica, participação essa possibilitada pela premiação que conquistou no passado. Se a contemplação com medalhas abrem portas para bolsas, Bruno fala também sobre a importância de receber a menção honrosa: "O medalhista é contemplado com bolsa de iniciação científica já a menção honrosa é um diferencial para o currículo".

Câmpus Valparaíso tem 1° medalhista
O aluno do 3º ano do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Valparaíso, vencedor de uma medalha de bronze em 2022 (a primeira do Câmpus na OBMEP) e uma menção honrosa em 2021, Rafael Felipe conta que não focou especificamente para a Olimpíada, mas que além de estudos de materiais de matemática também participou do curso ofertado pelo Câmpus para a OBMEP: "Assisti as aulas ministradas semanalmente pelo professor Bruno e mais alguns outros professores". Também foram premiados, nos últimos dois anos, 2021 e 2022, menção honrosa, os estudantes: Hiago Matheus, Jullya Cesário e Layara Gomes.

Sobre
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Mais informações, acesse: obmep.org.br .

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso