Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Luziânia > Nota pública sobre o pedido de adiamento do ENEM
ENEM 2020

Nota pública sobre o pedido de adiamento do ENEM

Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 08h56 | Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2020, 08h56

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) – representante dos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II –, vem a público reforçar seu pleito junto ao Ministério da Educação (MEC) pelo adiamento da realização das inscrições (prazo final em 22 de maio de 2020) e das datas das provas (1º e 8, 22 e 29 de novembro de 2020) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A petição é tida como crucial e legítima, ao considerarmos o atual contexto de enfrentamento da pandemia da COVID-19, que obrigou a adoção de medidas emergenciais, como o isolamento social e a suspensão das aulas, especialmente as de caráter presencial, impactando de sobremaneira o aprendizado da população mundial em idade escolar.

Apesar dos esforços empreendidos (atividades remotas, extracurriculares e apoio psicológico, dentre outros), a Rede tem ciência de que muitos desses jovens são de regiões menos favorecidas do Brasil e dependem das instituições para o acesso à inclusão digital (plena e/ou parcial). Tal realidade compromete a participação no Exame Nacional do Ensino Médio, desde a inscrição à realização da prova.

A opção por se manter a aplicação do Exame prejudicará milhões de candidatos, dentre os quais os que integram a Rede Federal.
Nesse sentido, o Conif defende o adiamento de todas as etapas do ENEM 2020, em razão do surto pandêmico hodierno, para que sejam evitados danos ainda maiores aos estudantes concluintes do Ensino Médio de todo o país.

Brasília,12 de maio de 2020.