Com estudo e orientações a distância, alunos de graduação do IFG Aparecida defendem TCCs
As apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso são referentes ao semestre 2020-2 e foram realizadas de 18 a 26 de fevereiro
Com apresentações realizadas entre os dias 18 e 28 de fevereiro, em encontros virtuais, uma estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e dezoito estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do semestre 2020-2. Determinados, os graduandos demonstram que o desafio do Ensino Remoto Emergencial pode ser enfrentado para a conquista de seus objetivos.
Em pesquisa intitulada “Educação Afetiva: análise do programa LIV (Laboratório Inteligência de Vida) na Educação Infantil, em uma escola particular de Goiânia”, a estudante Amanda Pascoal da Silva Santos abordou a importância da afetividade como elemento constituinte do processo ensino-aprendizagem. Ela conta que o processo de orientação a distância não foi fácil. Precisando conciliar trabalho e estudo, Amanda sentia falta do contato presencial, mas não deixou de se empenhar para o sucesso da pesquisa. “O meu foco sempre tava em concluir o trabalho e fazer bem feito porque eu fazia tudo o que estava ao meu alcance”, afirma a futura pedagoga bilíngue, que revela ter o propósito de uma grande jornada de estudo e pesquisa pela frente.
Amanda teve como orientadora a professora Alciane Barbosa Macedo Pereira, que é psicóloga, Doutora em Psicologia e Cultura e professora na área de Psicologia da Educação no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. Para a professora Alciane, a defesa de Amanda foi um momento muito especial de encontro e de formação. “Amanda é mulher, estudante e trabalhadora. As exigências desses diferentes papéis foram também desafiadoras no contexto de Pandemia”, destacou Alciane, ao comentar a necessidade de adaptação de professores a alunos à nova realidade que se colocou no Ensino Remoto Emergencial.
Experiência diferente e válida
Graduando do curso de Engenharia Civil, Rogério Alves Bernardo comenta que as dificuldades que sentiu, como problemas de conexão de internet durante reuniões e não poder contar com o espaço físico da biblioteca, por exemplo, não impediram que ele colhesse os benefícios do aprendizado no TCC. “Adquiri conhecimento e me possibilitou uma nova visão sobre uma área pouco estudada no curso, o Planejamento Urbano. Foi a conclusão de mais uma etapa rumo à tão sonhada graduação em Engenharia Civil”, comemora. Rogério desenvolveu a pesquisa “A Implementação da Infraestrutura Verde como Solução para as Enchentes no Meio Urbano: estudo de caso na cidade de Aparecida de Goiânia/GO”, sob orientação da professora Rosinete Fernandes Bandeira, que é pedagoga, arquiteta, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e professora no curso de Engenharia Civil e no Ensino Médio Técnico no IFG - Câmpus Aparecida de Goiãnia.
Também concluinte do curso de Engenharia Civil, Karine Albuquerque de Sá reconhece as perdas advindas da orientação não presencial, mas também viu pontos positivos no ensino remoto, como a flexibilidade e a experiência. “No geral, foi uma experiência boa, até porque no momento que vivemos, situações assim são uma realidade. Então, não foi desmotivador não, foi uma experiência diferente e válida”, afirmou Karine. Sua pesquisa, intitulada “Manifestações Patológicas decorrentes da umidade em um empreendimento de alvenaria estrutural: estudo de caso”, foi realizada com a colega Rafaela Soares de Almeida Carmo. O trabalho teve orientação da professora Maria de Jesus Gomides, Doutora em Engenharia Civil e professora na área de Construção Civil no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia.
Desafio e apoio mútuo
Os estudantes enalteceram o valor do apoio de seus respectivos orientadores para o sucesso do trabalho e os professores destacam a dedicação dos orientandos para sua realização. Essa simbiose é o que garante o alcance do objetivo. A professora Rosinete Bandeira comenta que o desafio da experiência no Ensino Remoto Emergencial obrigou a realização de adaptações no trabalho e ressalta que as parcerias entre professor e aluno e o empenho do aluno faz muita diferença.
Confira a relação de todos os Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos no semestre 2020-2 no IFG Aparecida de Goiânia:
Licenciatura em Pedagogia Bilíngue
|
Aluna |
Orientadora |
Tema |
Banca |
|
AMANDA PASCOAL DA SILVA SANTOS |
Profa. Dra. Alciane Barbosa Macedo Pereira |
EDUCAÇÃO AFETIVA: ANÁLISE DO PROGRAMA LIV (LABORATÓRIO INTELIGÊNCIA DE VIDA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE GOIÂNIA |
Profa. Dra. Alciane Barbosa Macedo Pereira (orientadora) Profa. Dra. Aleir Ferraz Tenório (Membro interno) Profa. Dra. Alba Cristhiane Santana da Mata (membro externo) Prof. Dr.Wellington Cardoso de Oliveira (membro interno suplente) |
Bacharelado em Engenharia Civil
|
Aluno/a |
Orientador/a |
Tema |
Banca |
|
DANIEL NETO DOS SANTOS LUCAS BARBOSA TAVARES |
Dr. Arlam Carneiro Silva Júnior |
ESTUDO DO REDIMENSIONAMENTO DE ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA MONITORADAS EM OBRA DE GOIÂNIA |
Me Rosinete Bandeira
Me Wilson Marques Silva |
|
GEOVANA XAVIER OLIVEIRA PORTO
GABRIELA ALVES DE MORAIS |
Dr. Arlam Carneiro Silva Júnior |
ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS COMO SOLUÇÃO DE ENCHENTES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BOTAFOGO, EM GOIÂNIA (GO) |
Me Rosinete Bandeira
Me Wilson Marques Silva |
|
|
Me Wilson Marques Silva |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS SOFTWARES BIM DE PROJETO HIDRÁULICO E SANITÁRIO HYDROS V4 E QI HIDROSSANITÁRIO E O SOFTWARE DE DESENHO E PROJETO AUTOCAD. |
Me Rosinete Fernandes Bandeira |
|
ESTEVÃO DURANTE FOIZER OLIVEIRA |
Me. Álvaro Pereira do Prado Neto. |
APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE GESTÃO DE OBRAS DE GRANDE PORTE EM UMA OBRA HORIZONTAL DE MÉDIO PORTE EM GOIÂNIA |
Me Rosinete Bandeira
Me Wilson Marques Silva |
|
Luana Moreira Silva |
Me. Rosinete Fernandes Bandeira. |
Urbanismo tático em tempos de pandemia - um olhar no sistema utilizado em Goiânia |
Me Silvana da Silva Rodrigues |
|
KARYNE ALBULQUERQUE DE SÁ |
Dra. Maria de Jesus Gomides |
MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DECORRENTES DA UMIDADE EM UM EMPREENDIMENTO DE ALVENARIA ESTRUTURAL: ESTUDO DE CASO |
Me Rosinete Bandeira |
|
AMANDA GONÇALVES MEDEIROS |
Dra. Maria de Jesus Gomides |
BOAS PRÁTICAS PARA A EXECUÇÃO E DESEMPENHO EFICIENTE DO TELHADO VERDE: ESTUDO DE CASO |
Me Rosinete Bandeira |
|
ROGÉRIO ALVES BERNARDO |
Me. Rosinete Fernandes Bandeira. |
A IMPLEMENTAÇÃO DA INFRAESTRUTURA VERDE COMO SOLUÇÃO PARA AS ENCHENTES NO MEIO URBANO: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GO |
Me Wilson Marques Silva |
|
MÁRCIO PAIM PAMPLONA FERNANDES |
Me. Álvaro Pereira do Prado Neto. |
ANÁLISE DA OCUPAÇÃO IRREGULAR DO RECUO FRONTAL DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS EM APARECIDA DE GOIÂNIA |
Me Rosinete Bandeira . |
|
IGOR MARTINS ANDRADE |
Me. Álvaro Pereira do Prado Neto |
COMPARATIVO DO CONTROLE TECNOLÓGICO DE CONCRETO ENTRE UMA OBRA DE GRANDE E PEQUENO PORTE E SUAS POSSÍVEIS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS |
Me Rosinete Bandeira
Me Wilson Marques Silva |
|
DOUGLAS AUGUSTO TEIXEIRA SENA |
Me. Álvaro Pereira do Prado Neto. |
ANÁLISE DE CASO: ABERTURA EXECUTADA SEM PLANEJAMENTO EM VIGA DE CONCRETO ARMADO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR |
Me Rosinete Bandeira
Antônio Capuzzo - Campus Goiânia (Membro Externo) |
Notícias (Estude no IFG)
Extensão
Inscrições abertas para seleção de bolsistas para o curso de qualificação profissional em comunidades de ocupações urbanas e regiões periféricas
Pós-Graduação | EAD
IFG abre inscrições para especialização em Educação Física Escolar e em Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade
SELEÇÃO DE ESTUDANTES
Prova para cursos técnicos subsequentes será realizada no próximo domingo, 7 de dezembro
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG abre inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA
07/10/2025 15h18
IFG seleciona alunos para curso de Formação Continuada em Educação em Direitos Humanos
01/10/2025 16h07
Inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica estão abertas
16/09/2025 14h03
Comunicados (Estude no IFG)
Vagas remanescentes - Educação em Direitos Humanos (Curso FIC)
17/10/2025 14h02
Retificação n. 2 | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
16/10/2025 16h50
Retificação | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
12/09/2025 15h34
Seleção EJA 2025/2 - Resultado Preliminar
15/08/2025 17h53
Retificação: Edital 22/2025 | MBA em Logística e Comércio Exterior
06/08/2025 18h24
Resultado Preliminar | Portador de Diploma 2025/2
21/07/2025 13h27
Resultado Preliminar - Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2025/1
08/04/2025 18h02
Resultado Preliminar - Portador de Diploma 2025/1
07/04/2025 18h36
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Resultado Preliminar - Vestibular de Vagas Remanescentes 2024/2
30/10/2024 09h56
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Resultado Preliminar | ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
09/04/2024 09h54
Resultado Preliminar | Vestibular de Vagas Remanescentes
01/04/2024 16h04
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59
Resultado preliminar | Seleção Técnico Integrado
06/12/2023 17h59
Prorrogação das Inscrições | EJA
01/11/2023 14h09
Resultado Preliminar – Técnico Subsequente 2023/2
13/07/2023 13h03


Redes Sociais