Formatura de licenciaturas do IFG Aparecida destaca importância da Educação e da docência
A cerimônia de graduação dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue foi realizada na noite de quarta-feira, 1º de novembro
A colação de grau dos novos profissionais graduados pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia, nos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, tiveram uma emocionada solenidade de formatura na noite de quarta-feira, 1° de novembro, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG. A importância da Educação para a transformação social e o valor das professoras e professores na missão de proporcionar a autonomia dos educandos foram pontos lembrados nos discursos dos oradores de turma e dirigentes da mesa de autoridades.
A oradora Cinara dos Santos Santana, que falou em nome dos concluintes do curso de Licenciatura em Dança, contou ter iniciado o curso vinte anos após ter concluído o ensino médio, relatou que a graduação a fez encontrar seu lugar no mundo e de estar, com os colegas João Carlos Freitas e Samuel de Sousa, realizando o sonho da formatura em um curso superior. Cinara destacou que a conquista mais significativa dos formandos da Licenciatura em Dança foi o desenvolvimento do senso crítico.
O orador João Batista Dias Ferreira Carvalho, é surdo e fez seu discurso em Libras em nome dos concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. Ele afirmou que a celebração da formatura estava comprovando a dedicação dos formandos e que marcava uma de muitas vitórias que cada profissional pode ainda conquistar. João Batista lembrou episódios de alegria e de dificuldades vividos pela turma, agora revivenciados com humor pela memória. Ele destacou que a convivência de surdos e ouvintes no curso possibilitou aos estudantes refletir sobre preconceitos latentes na sociedade e compreender e a importância de lutarem juntos pelos direitos de todos e todas.
Os oradores fizeram agradecimentos aos professores. Cinara também agradeceu os servidores administrativos e João Carlos manifestou um reconhecimento especial aos intérpretes de Libras. Foram juramentistas Samuel de Sousa e Mara Rúbia Barboza de Faria Souza, respectivamente dos cursos de Licenciatura em Dança e Pedagogia Bilíngue. Recebera, a outorga de grau em nome das respectivas turmas, João Carlos Freitas Silvia e Núbia Lyra Roxo Pereira. Entre os 15 formandos de Pedagogia Bilíngue, além do orador, era também surdo o agora pedagogo Edval Rincon Ferreira.
Profissão honrada
A cerimônia de colação de grau foi presidida pela pró-reitora de Ensino do IFG, professora Maria Valeska Lopes Viana, que esteve representando a reitora da instituição, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. Maria Valeska destacou o valor de quem assume a docência como profissão, que tem dificuldades, mas que também proporciona realização pessoal e profissional aos que a abraçam. O diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, ressaltou aos novos profissionais que eles assumiram a responsabilidade de uma profissão muito honrada e que é basilar na luta pela transformação no país para o desenvolvimento social, cultural, tecnológico e econômico.
Valeska e Eduardo parabenizaram os formandos e suas famílias e cumprimentaram com honra professores e servidores técnicos administrativos do IFG, com destaque aos intérpretes de Libras -- fundamentais especialmente no curso de Pedagogia Bilíngue. Valeska declarou aos formandos que deixava a cada uma e a cada um os cumprimentos da reitora Oneida Irigon, pelo encerramento de um ciclo importante em suas vidas. Os dois oradores representantes de turmas e os dois dirigentes do IFG referenciaram o educador Paulo Freire em seus pronunciamentos.
Integraram também a mesa diretiva da solenidade de formatura, o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida, professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira; o coordenador do curso de Licenciatura em Dança, professor Germano Henrique Pereira Lopes; a coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes; e o coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares, técnico administrativo Flávio dos Santos Silva. Foi mestre de cerimônias, o professor de Língua Portuguesa e Literatura Kelio Junior Santana Borges.
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Notícias (Estude no IFG)
Extensão
Inscrições abertas para seleção de bolsistas para o curso de qualificação profissional em comunidades de ocupações urbanas e regiões periféricas
Pós-Graduação | EAD
IFG abre inscrições para especialização em Educação Física Escolar e em Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade
SELEÇÃO DE ESTUDANTES
Prova para cursos técnicos subsequentes será realizada no próximo domingo, 7 de dezembro
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG abre inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA
07/10/2025 15h18
IFG seleciona alunos para curso de Formação Continuada em Educação em Direitos Humanos
01/10/2025 16h07
Inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica estão abertas
16/09/2025 14h03
Comunicados (Estude no IFG)
Vagas remanescentes - Educação em Direitos Humanos (Curso FIC)
17/10/2025 14h02
Retificação n. 2 | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
16/10/2025 16h50
Retificação | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
12/09/2025 15h34
Seleção EJA 2025/2 - Resultado Preliminar
15/08/2025 17h53
Retificação: Edital 22/2025 | MBA em Logística e Comércio Exterior
06/08/2025 18h24
Resultado Preliminar | Portador de Diploma 2025/2
21/07/2025 13h27
Resultado Preliminar - Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2025/1
08/04/2025 18h02
Resultado Preliminar - Portador de Diploma 2025/1
07/04/2025 18h36
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Resultado Preliminar - Vestibular de Vagas Remanescentes 2024/2
30/10/2024 09h56
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Resultado Preliminar | ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
09/04/2024 09h54
Resultado Preliminar | Vestibular de Vagas Remanescentes
01/04/2024 16h04
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59
Resultado preliminar | Seleção Técnico Integrado
06/12/2023 17h59
Prorrogação das Inscrições | EJA
01/11/2023 14h09
Resultado Preliminar – Técnico Subsequente 2023/2
13/07/2023 13h03


Redes Sociais