Você está aqui: Página inicial > Estude no IFG > IFG > Últimas notícias > Curso de graduação Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é conceito 4 no Enade 2021
Câmpus Formosa

Os cursos de licenciatura também foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do ano passado

TADS é conceito 4 no Enade 2021

Foi divulgado nesta segunda-feira, 12 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, aplicada a alunos dos cursos superiores, para aferir o desempenho em relação aos conhecimentos desenvolvidos durante a graduação. O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) obteve conceito 4 no Enade. A escala vai de 1, para conceito mínimo, a 5, para conceito máximo.

Junto com o Câmpus Formosa, outros câmpus do IFG tiveram cursos avaliados em 2021: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Itumbiara, Jataí e Uruaçu. Os cursos Sistemas de Informação e Licenciatura em História (Câmpus Goiânia), Pedagogia (Câmpus Goiânia Oeste) e Ciência da Computação (Câmpus Anápolis) também alcançaram o conceito 4. Ainda no Câmpus Formosa, foram avaliadas as licenciaturas em Ciências Biológicas e em Ciências Sociais, que apresentaram conceito 3 no Enade. Bacharelado em Engenharia Civil, outro curso de graduação do Câmpus, não participou desta edição do Enade, mas em 2019, última avaliação, obteve o conceito 4.

A prova 2021 foi aplicada em 14 de novembro do ano passado para os estudantes concluintes dos cursos participantes. A avaliação é composta de duas partes: 10 questões de formação geral e 30 questões de conhecimentos específicos. Em suma, a nota alcançada é obtida a partir da média ponderada entre a parte de formação geral, que corresponde a 25% da nota, e a de conhecimentos específicos, equivalente aos 75% restante. Os estudantes e os coordenadores de cursos respondem também a questionários. O Enade é obrigatório para esses alunos e necessário para a obtenção do diploma.

O objetivo do Exame é avaliar o desempenho dos estudantes em competências, habilidades e conteúdos do curso necessários para a formação profissional, bem como o nível de conhecimento do aluno sobre a realidade brasileira e mundial. O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que leva em conta ainda a Avaliação de Cursos de Graduação e a Avaliação Institucional.

Veja no site do Inep os resultados do Enade 2021.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa