Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Conif empossa nova presidência para 2023

Conif empossa nova presidência para 2023

Reitora do IFG foi empossada como a nova vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho

Aconteceu em Brasília, na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, a solenidade de posse da nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), eleita para o mandato de 2023. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFSertãoPE, no YouTube. Além dos novos membros do Conif, a mesa da solenidade foi composta pelo presidente que encerra o mandato, Claudio Alex Jorge da Rocha, pelos deputados federais Reginaldo Lopes e Ana Pimentel, e pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira. Prestigiando a cerimônia, estiveram também presentes os pró-reitores do IFG, gestores da Reitoria e de outras unidades da Instituição, entre outros servidores.

A solenidade foi iniciada com a apresentação musical do Grupo de Choro, do Instituto Federal de Goiás (IFG). O grupo, que é fruto de um Projeto de Ensino desenvolvido no Câmpus Goiânia, é coordenado pelo professor Lamartine Silva.

Posse

A reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Maria Leopoldina Veras, tomou posse como presidente do órgão. A reitora do IFG, Oneida Irigon, foi empossada como vice-presidente de Relações Institucionais. O reitor Flávio Luis Barbosa Nunes, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), é o novo vice-presidente de Relações Parlamentares. O professor Maurício Motta, diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), foi empossado como vice-presidente de Administração; e a reitora Nilra Jane Filgueira Bezerra, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos.

A cerimônia contou com um gesto de agradecimento realizado pela nova vice-presidente de Relações Institucionais, Oneida Irigon, que entregou flores aos integrantes da Diretoria do Conif da gestão anterior e também para a nova presidente do Conselho. Em seu discurso, o agora ex-presidente do Conif, Claudio Alex, saudou as autoridades presentes, em especial os estudantes dos Institutos Federais, e falou a respeito das grandes dificuldades enfrentadas pela Rede Federal em 2022, apresentando, inclusive, um cordel de sua autoria sobre os desafios, bloqueios, cortes orçamentários, fake news, eleições, esperança e família, dentre outros temas.

Os deputados federais Reginaldo Lopes e Ana Pimentel saudaram a gestão que se encerra e desejaram sucesso para Leopoldina, bem como se colocaram à disposição para atuar em prol da Ciência e da Educação no Brasil. Já o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Ferreira, também agradeceu o ex-presidente do Conif, Cláudio Alex, pela luta empreendida no Conif durante os últimos anos. O gestor afirmou também que a Setec irá caminhar junto ao Conif para retomar o desenvolvimento da Rede Federal de Ensino.

A nova presidente, Maria Leopoldina Veras, agradeceu a presença do amplo público na solenidade, autoridades políticas, ao ex-presidente Cláudio Alex, servidores, reitores, pró-reitores, e também à comunidade acadêmica da Rede Federal que acompanhou a transmissão online. “É com alegria e esperança que assumimos a Presidência do Conif para o exercício 2023. Ratificamos o compromisso e a responsabilidade com a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com cada um dos mais de 1,4 milhões de estudantes e mais de 80 mil servidores. Muito ainda há de se fazer pelo nosso povo por meio da educação, do ensino gratuito e de qualidade. Esse compromisso é pautado pela esperança de que dias melhores virão, após o período da pandemia e os diversos ataques sofridos pela Educação nos últimos anos. Sabemos que o ano de 2023 não será fácil, então a união é necessária. As mãos dadas, de modo que nenhum fique pra trás. Como educadora, como mulher, como mãe, como aquela que acredita na Educação, assumo aqui, publicamente, esse compromisso. Podem contar comigo, podem contar com a nossa Diretoria, podem contar com o Conif para o avanço do nosso país”, afirmou, emocionada, a nova presidente do órgão.

Para a professora Oneida Irigon, a posse da nova Diretoria do Conif “é um momento é de grande relevância para todos nós, não somente para esta nova diretoria do Pleno do Conif, mas para toda a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Sabemos da importância do Conselho enquanto instância de diálogo, de discussão, de proposição e de promoção de políticas da educação profissional, científica e tecnológica em nosso país”.

Ainda segundo a reitora do IFG,  com a posse na Diretoria, surge para ela um compromisso: “e esse é um compromisso que assumimos: o de buscar o fortalecimento do Conif enquanto instância de representação da Rede Federal atuando fortemente na promoção de seus princípios, na defesa da educação pública, gratuita e de excelência, no respeito à autonomia das instituições, na busca da unidade respeitando sempre a diversidade dos Institutos, dos Cefets, das Escolas Técnicas vinculadas, e do Colégio Pedro II, das equipes gestoras e das comunidades acadêmicas”.

A cerimônia de posse foi gravada e está disponível na íntegra no Canal IFSertãoPE TV Oficial, no Youtube. Nesta quarta (15) e sexta-feira (16), os conselheiros participarão da 119ª Reunião Ordinária do Conif, que será a primeira sob a liderança da nova presidência.

Assessoria de Comunicação do Conif e do IFSertãoPE com informações da Diretoria de Comunicação Social do IFG.

Crédito da primeira foto: Rodrigo Gonçalves/Conif