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BIBLIOTECAS - ERE

Biblioteca do câmpus cidade de Goiás continua com atendimento remoto

Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 22h52 | Última atualização em Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 10h11

O atendimento aos usuários é realizado por e-mail: bib.goias@ifg.edu.br

Ao longo deste período de pandemia e agora, durante o período de vigência do Ensino Remoto Emergencial (ERE), muitas dúvidas surgiram em relação ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) do Instituto Federal de Goiás (IFG). Uma das dúvidas frequentes é referente a multas. Outra indagação diz respeito ao funcionamento das bibliotecas do IFG. Para esclarecer essas questões, o SIB/IFG criou uma página para informar a respeito do ERE e também sobre o que está sendo disponibilizado remotamente pelas coordenações de biblioteca dos 14 câmpus do IFG. Nela, há informações sobre o atendimento e os serviços realizados ao longo da implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE).

 

Multa e atendimento presencial

Em relação à dúvida sobre multas, a Coordenação-Geral de Bibliotecas do IFG informa que, durante o SEE, não serão cobradas penalidades referentes ao período de isolamento social. No entanto, se existir algum débito anterior a esse período ou se houver alguma questão sobre reposição de material extraviado e outras referentes a baixas ou a negociações de multas anteriores, emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) e reposição de material extraviado, os interessados podem entrar em contato com a coordenação de bibliotecas do seu câmpus, por e-mail, para conversar a respeito e resolver essas questões.

O atendimento presencial é outro tema que traz indagações. Afinal, as bibliotecas estão atendendo presencialmente? O SIB/IFG informa que as bibliotecas, neste período, continuarão priorizando o atendimento remoto. Mas, se alguém tiver uma questão urgente para resolver presencialmente, é preciso que essas demandas excepcionais sejam encaminhadas exclusivamente por e-mail para a Coordenação de Biblioteca de cada câmpus. O setor avaliará o caráter emergencial dessas solicitações e, depois dessa análise, será dado o encaminhamento necessário, conforme a organização do setor.

 

Ensino Remoto Emergencial

Durante o período de Ensino Remoto Emergencial, o Sistema Integrado de Bibliotecas do IFG vem desenvolvendo atividades e serviços para auxiliar o ensino, a pesquisa e a extensão da Instituição. Para que isso seja possível, uma das recomendações é que os docentes busquem adotar acervo digital disponibilizado pelo SIB/IFG. Nesse acervo voltado à comunidade acadêmica, podem ser acessadas bases de dados de acesso aberto

Entre os serviços e as bases disponibilizadas para a comunidade acadêmica, estão o Portal de Periódicos Capes; as normas da ABNT; o Repositório Digital do IFG (ReDi IFG)EBSCHost; e o Portal de Periódicos do IFG. Remotamente, a comunidade acadêmica pode solicitar a emissão de “Nada Consta”, que é a certidão negativa de débitos; pode solicitar levantamento bibliográfico, ficha catalográfica, orientação quanto à submissão de documentos, treinamento para submissão de trabalho de conclusão de curso (TCC), de monografia de especialização, de dissertação e tese extra IFG no ReDi IFG, cuja autoria seja de servidores da Instituição, entre outras questões.

O atendimento aos usuários é realizado por e-mail: 

Cidade de Goiás

bib.goias@ifg.edu.br

 

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