Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Física Cantada aborda conteúdo de forma criativa

Física Cantada aborda conteúdo de forma criativa

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 18h30 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2017, 11h54

Projeto consiste em fazer música utilizando conceitos ensinados durante as aulas de Física

Estudantes fizeram versões de canções conhecidas para falar sobre Física

Que tal falar sobre temas ligados à Física por meio de música? Foi com essa ideia que o professor Everton Martins de Araújo estruturou o projeto “Física Cantada”. O objetivo é ensinar o conteúdo dessa disciplina de forma atrativa aos alunos do primeiro ano do curso técnico integrado em Instrumento Musical do IFG – Câmpus Goiânia.

A proposta foi apresentada à turma no início do ano letivo de 2016. Para participar do Física Cantada, os estudantes precisavam fazer uma composição levando em consideração o conteúdo ministrado em sala de aula durante um ano. A missão foi encarada e executada por cinco grupos de alunos, que apresentaram suas composições inusitadas na tarde desta terça-feira, 11, no Teatro do IFG.

Para o professor Everton, essa é uma maneira de se fixar o conteúdo e absorver o conhecimento. “A Física traz momentos complicados. Para aprender, depende da forma como você encara o conteúdo, como você se disciplina para estudar”, analisa. “Ao compor uma música, é preciso ter conteúdo, ritmo e rima certa. Eu tenho certeza que essas músicas vão ficar gravadas, marcadas nos corações de cada um. Esse conteúdo eu fico tranquilo, pois tenho certeza de que todos aprenderam”, completa o professor.

Show

Teve de tudo: desde versões de Clarice Falcão e da banda inglesa de indie rock, Bastille, até composições embaladas pelo brasileiríssimo baião. Nas letras, conceitos sobre estudo do movimento, questões relacionadas a espaço, tempo, velocidade, aceleração, força. De acordo com o professor, os estudantes ficaram à vontade para escolher o melhor conteúdo e, então, construírem as letras.

Os grupos se apresentaram para os colegas de curso e para um corpo de jurados formado pelos professores da área da Música, Lamartine Silva Tavares e Vinicius Inácio Carneiro, além dos professores da área da Física, Maurício Braga de Araújo e Breytner Ribeiro Morais.

Confira as imagens do evento.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.