Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Docentes e estudantes de Engenharia de Transporte elaboram plano de mobilidade urbana de Senador Canedo
Início do conteúdo da página
COOPERAÇÃO TÉCNICA

Docentes e estudantes de Engenharia de Transporte elaboram plano de mobilidade urbana de Senador Canedo

Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 14h01 | Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 14h44

Trabalho tem sido construído em parceria com a Prefeitura do município e tem previsão de ser entregue em janeiro de 2023

Equipe de estudantes, docentes e servidores da Prefeitura de Senador Canedo envolvidos no projeto
Equipe de estudantes, docentes e servidores da Prefeitura de Senador Canedo envolvidos no projeto. Crédito:SSPMU/Senador Canedo

Equipe de professores e estudantes do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) trabalham na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Senador Canedo. A ação partiu de um acordo de cooperação técnica entre a Instituição e a Prefeitura Municipal da cidade, que atua no planejamento, junto à equipe do IFG, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade (SSPMU). Outra parceira nessa iniciativa é a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE).

Assista ao vídeo sobre o projeto

Ouça também o podcast

 

O plano faz parte do Programa de Mobilidade Urbana em desenvolvimento no município vizinho à Goiânia e busca promover a mobilidade da população em que lá reside por meio da implementação de um sistema de transporte multimodal e integrado, priorizando ativos e coletivos e que interliguem aos centros urbanos municipais e regionais. A ideia, segundo a coordenação do projeto, é melhorar o bem-estar de vida das pessoas, ampliando o acesso a oportunidades de educação, emprego, saúde e lazer que o município de Senador Canedo oferta, com condições adequadas ao exercício da mobilidade da população e da logística de circulação de bens e serviços.

A elaboração do PlanMob atende ao que determina a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída pela Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, alterada pela Lei nº 14.000, de 2020, que determina como condição para receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade a apresentação de plano de mobilidade por parte dos municípios com mais de 20 mil habitantes, integrantes de regiões metropolitanas, integradas ao desenvolvimento econômico e aglomerações urbanas com população superior a 1 milhão de habitantes, dentre outros. A legislação define ainda o prazo para entrega desses planos, sendo até 12 de abril de 2023 para cidades com até 250 mil habitantes.


Professora Luciana Araújo (primeira da esquerda para a direita), durante apresentação dos dados da terceira fase do plano de mobilidade de Senador Canedo. Crédito:SSPMU/Senador Canedo

A cooperação técnica oferecida pela equipe do IFG já contribuiu com elaboração de notas técnicas e, neste momento, a equipe de docentes e estudantes atua na pesquisa de Origem e Destino junto aos moradores para identificar os principais trajetos realizados e meios utilizados para isso. “O Plano deve ser elaborado em dez meses e nós iniciamos os trabalhos em maio. Serão oito fases a serem cumpridas - estamos na fase 3. Até o momento fizemos o levantamento de todas as variáveis que caracterizam o município, como renda, densidade demográfica, hierarquização viárias, regionalização, caracterização do sistema público do município, divisão em zonas de tráfego, entre outras, além de fazer a caracterização geoespacial dessas variáveis em mapas digitais”, comenta a professora Luciana Araújo do Câmpus Goiânia, coordenadora do projeto.

Para a coordenação do projeto, o PlanMob visa, também, ser entendido como um elemento necessário e fundamental pra a alimentação de um processo continuado de planejamento e gestão da mobilidade urbana, sendo útil à Administração Municipal ao implementar políticas, reavaliar e atualizar continuamente as propostas formuladas na área de mobilidade. A previsão é que o trabalho colaborativo entre a equipe do Câmpus Goiânia e a Prefeitura de Senador Canedo seja concluído em janeiro de 2023, totalizando 10 meses.

“O plano é um instrumento que planeja as ações para melhorar a mobilidade urbana no município a partir de uma visão de como a cidade deveria ser, considerando a realidade do município, estabelece metas e faz o monitoramento dos seus resultados. O plano prioriza os modos de transportes não motorizados sobre os motorizados, prioriza os serviços de transporte coletivo público sobre o individual motorizado e a integração entre os modos e serviços de transporte público. Ao final da execução do Plano, o município terá dados para fazer uma gestão eficiente, humanizada, integrada e acessível quanto aos deslocamentos diários de seus habitantes”, explica Luciana.


Alunos, professores e demais convidados durante apresentação da terceira fase do projeto, que ocorreu no dia 7 de outubro, na Cinemateca do Câmpus Goiânia.Crédito:SSPMU/Senador Canedo 

Na última sexta-feira, dia 7 de outubro, estudantes membros do corpo técnico do PlanMob realizaram uma apresentação dos estudos concluídos até o momento. Os discentes falaram sobre a importância de um plano de mobilidade e os seus efeitos positivos na vida dos cidadãos. Atualmente, o projeto está na etapa de Pequisa de Origem e Destino, que tem o objetivo de identificar os pontos de partida e final da população de Senador Canedo, suas principais formas de deslocamento. Essa pesquisa é importante para saber informações cruciais para estipular projeções futuras que serão necessárias para as melhorias no ir e vir dentro do município.

Fazem parte da equipe técnica do câmpus as docentes Luciana Araujo Azêvedo (coordenadora), Beatriz Carneiro Carvalho Salles (coordenadora executiva), Mariana de Paiva, Maria de Lourdes Magalhães, Patrícia Vilela Margon e os alunos bolsistas do curso de Engenharia de Transportes Felipe Brandão Souza, Felipe Delfino Pereira, Glaydson Rogerio Cordeiro de Souza, Isabela Pereira Macedo Dutra, Monyse Morgana dos Santos, Nayra Pereira dos Santos, Vitor Henrique Rodrigues Barbosa, Wandson Soares da Costa.

O projeto, que teve origem por meio de um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Senador Canedo e o Câmpus Goiânia, é uma demonstração de ação de extensão institucional, por meio da qual o conhecimento promovido dentro do IFG pode impactar a comunidade externa local. Vale destacar que, neste momento, o Câmpus Goiânia está com edital aberto para cadastramento de ações de extensão que podem auxiliar no desenvolvimento social. Confira o edital.

 

Acesse a página do projeto


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

 

Fim do conteúdo da página