Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Editora IFG promove encontro com o Grupo de Escritores Novos
Editora IFG

Editora IFG promove encontro com o Grupo de Escritores Novos

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 09h28

Evento foi mais uma ação em comemoração aos dez anos da Editora IFG

Encontro realizado pela Editora IFG na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, na Reitoria do IFG.

O Instituto Federal de Goiás, por meio da Editora IFG, realizou na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, um encontro com os membros do Grupo de Escritores Novos (GEN): Heleno Godoy, Miguel Jorge, Coelho Vaz, Maria Helena Chein e Edir Guerra Malagoni. Além do Grupo, o evento contou também com a apresentação do Coral Viva a Vida, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O encontro, que foi mais uma ação em comemoração aos dez anos da Editora do IFG, foi transmitido integralmente pelo canal da EaD IFG no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=xz5XBOTMDmw

Participaram do evento a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, professora Lorena Pereira de Souza Rosa, e a coordenadora da Editora do IFG, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz. Também prestigiaram o evento o diretor executivo do IFG, Tauã Assis; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira; o pró-reitor de Administração, Diego Xavier; e a assessora de Relações Institucionais do IFG, Gerley Lopes. Alunos do curso de Licenciatura em Letras, do Câmpus Goiânia, também prestigiaram o evento na Reitoria.

Integrantes do Coral Viva a Vida

Antes da mesa-redonda com membros do GEN, o evento contou com uma apresentação artística do “Coral Viva a Vida”, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O grupo foi conduzido pelo musicoterapeuta Caíque Rodrigues e a fonoaudióloga Patrícia Xavier. De acordo com Caíque, o momento foi bastante especial para os integrantes, pois foi a primeira vez que o grupo saiu para se apresentar fora da OVG.

Amor pela palavra
Em suas falas, Maria Helena Chein e o professor Heleno Godoy falaram um pouco sobre a história do Grupo de Escritores Novos, que foi criado no ano de 1963. Resumindo um pouco dessa trajetória, o escritor Miguel Jorge destacou que o amor pela palavra e pela literatura foi responsável pelo fortalecimento do GEN: “o estudo, o afinco, a dedicação, o amor pela palavra, o amor pela literatura nos fez fortes, íntegros, divisores de água que permanece até hoje”.

O Grupo de Escritores Novos foi criado no dia 9 de agosto de 1963 e o primeiro presidente foi Aldair da Silveira Aires. Bernardo Élis foi escolhido como patrono e o nome “GEN”, com o significado etimológico de origem, matriz, foi sugerido por Luiz Fernando Valladares.

Confira o evento na íntegra no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=xz5XBOTMDmw

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.