Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pais e responsáveis pelos ingressantes dos cursos técnicos integrados participam de reunião
Início do conteúdo da página
Acadêmico

Pais e responsáveis pelos ingressantes dos cursos técnicos integrados participam de reunião

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 12h18 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 13h45

Os participantes receberam informações e orientações relevantes para o bom desempenho dos estudantes novatos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia

A diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, recepcionou os pais e responsáveis dos alunos ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio durante reunião no Teatro do IFG.
A diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, recepcionou os pais e responsáveis dos alunos ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio durante reunião no Teatro do IFG.

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou na manhã desta sexta-feira, 16 de fevereiro, reunião com pais e responsáveis pelos alunos ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no Teatro do IFG. Na reunião, foram repassadas informações sobre a Instituição e o seu funcionamento, apresentações das chefias de áreas acadêmicas e de outros setores que atuam na assistência e acompanhamento aos estudantes, bem como orientações relevantes para os novatos e seus responsáveis.

A diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira, conduziu a reunião e recepcionou os pais e responsáveis pelos ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, convidando-os a participarem da vida estudantil dos alunos. “Quero desejar que vocês comecem uma trajetória com os filhos de vocês nessa Instituição, que é centenária”. Devido à longa história do IFG (que já foi Escola Técnica de Goiânia, Escola Técnica Federal de Goiás e Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás), alguns pais e responsáveis presentes na reunião são ex-alunos, isto é, egressos. E para o Câmpus Goiânia do IFG, é gratificante receber a todos os ingressantes, especialmente os egressos e seus filhos, destacou a diretora-geral.

Pais e estudantes

Entre os participantes da reunião estava a mãe da aluna ingressante Ana Luiza Pereira Brito (1º ano do curso técnico integrado em Edificações), a senhora Luciana de Fátima Pereira. Ela comenta que já conhecia a Instituição, graças à sua irmã que fez um curso na então Escola Técnica Federal de Goiás. Para Luciana, as expectativas são as melhores com a educação da filha Ana Luiza. “Meu sonho era que ela pudesse entrar em uma escola boa igual a essa, e ela conseguiu ser selecionada. Fiquei muito feliz por causa disso, porque, para mim, o futuro dos filhos é a escola”, destaca a senhora Luciana.

A aluna ingressante no técnico integrado em Edificações, Ana Luiza Pereira Brito, e sua mãe, a senhora Luciana de Fátima Pereira.

Já para a aluna ingressante no 1ª ano do técnico integrado em Edificações, Ana Luiza Pereira Brito, o desejo é realizar um bom curso, obter conhecimentos e atuar no que ela gosta, Edificações, e depois fazer um curso superior na área. A respeito das informações obtidas na reunião, Ana Luiza pontuou que o apoio concedido pela Instituição aos estudantes, bem como o suporte à saúde física e emocional dos discentes e a autonomia e confiança na responsabilidade dos alunos foram os aspectos que mais chamaram a sua atenção na apresentação.

A aluna ingressante no técnico integrado em Edificações, Lorena Cristina Borges, e sua mãe, a senhora Célia Rodrigues Borges, e mais a irmã Celina, de apenas 5 anos.

Outra ingressante no curso técnico integrado em Edificações, Lorena Cristina Borges, veio acompanhada de sua mãe, a senhora Célia Rodrigues Borges, e de sua irmã Celina, de apenas 5 anos. Após a reunião no Teatro do IFG, elas participaram de uma visita ao laboratório da área de Edificações. Muito empolgada em ingressar no Câmpus Goiânia, Lorena disse que já conhecia a Instituição, porque sua mãe fez um curso técnico aqui; e hoje, é com muita alegria que ela começa sua trajetória de estudos no mesmo local onde sua mãe estudou.

Acompanhando a filha Bruna Palma Petrillo (1º ano do técnico integrado em Mineração), estava o senhor Tupac Petrillo, que é geógrafo. O pai de Bruna comenta que ele e sua esposa queriam muito que a filha ingressasse na Instituição. “A minha esposa fez Mineração na Instituição, é egressa, e a gente fazia questão de tentar que a nossa filha viesse para uma Instituição de respeito, de confiança como o Instituto Federal de Goiás. Para nós, a melhor opção de escola em Goiânia é o IFG”, ressalta o senhor Tupac. A respeito de sua primeira impressão sobre o Câmpus Goiânia, a aluna Bruna disse que gostou, achou a Instituição bem grande e estava ansiosa para o início das aulas.

O senhor Tupac Petrillo acompanhou a filha, a aluna Bruna Palma Petrillo, ingressante no curso técnico integrado em Mineração, durante a reunião de pais e responsáveis no Câmpus Goiânia.

Durante a reunião no Teatro do IFG, os pais e responsáveis pelos alunos ingressantes conferiram as apresentações dos chefes dos departamentos de áreas acadêmicas do Câmpus Goiânia: o professor Rafael Borges (chefe do departamento acadêmico 1); o professor Alexandre Duarte (chefe do departamento acadêmico 2); o professor Wesley de Menezes (chefe do departamento acadêmico 3); e a professora Janaína Ferreira (chefe do departamento acadêmico 4), que esclareceram sobre os cursos técnicos integrados ao ensino médio vinculados a cada departamento.

Além das chefias de áreas acadêmicas, apresentaram-se também a gerente da Gerência de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (GAAE), professora Érika Freitas; a gerente da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do Câmpus Goiânia, professora Fabiane Costa Oliveira; o psicólogo escolar da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), Danilo Oliveira Silva; o coordenador da Coordenação de Comunicação Social (CCS) do Câmpus Goiânia, Emerson Fagundes; o representante da área de Educação Física do Câmpus Goiânia, professor Emerson Miguel da Cruz; a representante do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Câmpus Goiânia, Fabrícia Nayara Barreto da Silva; e a psicóloga, Júlia Rossi, que apresentou informações sobre a equipe das Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) no Câmpus Goiânia.

Após a reunião no Teatro do IFG, os pais e responsáveis pelos ingressantes e mais os estudantes participaram também de encontros com os coordenadores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em distintos locais no Câmpus Goiânia e visitaram alguns laboratórios.

Início das aulas

As aulas para os estudantes ingressantes e veteranos dos cursos técnicos do Câmpus Goiânia iniciarão na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. No dia 19, todos os ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio participarão de uma atividade de acolhimento no Teatro do IFG, a partir das 7 horas, com a equipe gestora e com os coordenadores de cursos para receber informações gerais sobre as rotinas e procedimentos acadêmicos, bem como conhecer seus coordenadores de cursos. Nos demais dias, as aulas ocorrerão normalmente. Os alunos veteranos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio terão aulas normalmente desde o primeiro dia do início do calendário letivo 2024 do Câmpus Goiânia.

Já para os alunos ingressantes e veteranos dos cursos superiores do Câmpus Goiânia, as aulas terão início no dia 26 de fevereiro, conforme calendário acadêmico 2024 do Câmpus Goiânia. As atividades de acolhimento aos ingressantes dos cursos superiores do Câmpus Goiânia, organizadas pela equipe gestora, ocorrerão após a finalização dos ciclos de matrículas, no Teatro do IFG, de acordo com o seguinte cronograma: a) Matutino - Dia 11/03, às 10h30; b) Vespertino - Dia 12/03, às 16h30; c) Noturno - Dia 13/03, às 19h.

 

Confira mais fotos da reunião de pais e responsáveis no Câmpus Goiânia

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página