Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sanear Cidades realiza 1ª oficina do projeto Funasa/IFG
Início do conteúdo da página
Saneamento

Sanear Cidades realiza 1ª oficina do projeto Funasa/IFG

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 08h46 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 10h38

Programação terá atividades de hoje, 11, até sexta-feira, 15, no Câmpus Goiânia

Técnicos municipais de Goiânia e Aparecida de Goiânia, que estão trabalhando na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) da sua cidade, estão reunidos hoje e amanhã no IFG - Câmpus Goiânia para participar da 1ª oficina do projeto Sanear Cidades. Serão cinco dias de capacitação, cujo tema é: Plano de Mobilização Social e Diagnóstico Técnico-Participativo. A oficina foi aberta na manhã de hoje, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

Até agora já foram realizados três eventos de alinhamento que possibilitaram o início do desenvolvimento do Projeto Sanear Cidades. Além desses, estão previstas mais três oficinas para dar continuidade à capacitação dos técnicos municipais. A segunda oficina está prevista para ser realizada de 25 a 29 de setembro, para os municípios alocados no polo de Uruaçu.

 

O objetivo da oficina é compreender os aspectos conceituais, legais, técnicos e mercadológicos que serão aplicados na elaboração do Plano de Mobilização Social e do Diagnóstico Técnico-Participativo (ver programação completa). Serão capacitados nesses cinco dias cerca de cem técnicos de Goiânia e Aparecida.

Diretor Executivo do IFG, professor Adelino Candido Pimenta, na solenidade representando o reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, afirma que o projeto em conjunto com a Funasa é por uma causa justa, resgata o nosso papel de servir aos cidadãos para melhorar a qualidade de vida deles.

Presidente nacional da Funasa, Rodrigo Sérgio Dias, trouxe novidades: “serão investidos a partir de agora cerca de R$ 350 milhões em obras de saneamento no Estado de Goiás”. Com esses recursos, afirma ele, uma das ações é dar continuidade ao projeto Sanear Cidades para que todos os 140 municípios que ainda não possuem seus plano de saneamento possam se capacitar para elaborar o documento. Na atual ação do Sanear, serão formados técnicos de 55 municípios. “A ideia é que até final de 2018 todos os municípios em déficit estejam pelo menos com seus planos em elaboração. Queremos crescer para desenvolver o Estado de forma saudável”, finaliza Rodrigo.

A superintendente da Funasa em Goiás, Márcia Freire Dantas Coutinho, ressalta que o objetivo do Sanear é levar saneamento de qualidade à população e para isso é preciso ter um “planejamento consistente. Queremos além do saneamento, dar aporte de saúde pública. Goiás possui atualmente 98% de cobertura de água potável, mas ainda quase 45% de falta de esgotamento sanitário. Nosso Estado precisa avançar”, finaliza.

Além das oficinas de capacitação, o Projeto oferecerá um apoio técnico presencial e a distância, com uma equipe composta por profissionais de engenharia, mobilização social, planejamento, legislação e estagiários. O suporte a distância será realizado por meio da Plataforma Moodle do IFG.

Estiveram presentes na solenidade, na mesa diretiva, o pró-reitor de Extensão e diretor pro tempore do Câmpus Cidade de Goiás, Sandro Ramos de Lima, a diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas, Waléria Rodovalho, os deputados federal Pedro Chaves e estadual Wagner Siqueira, o secretário estadual de Meio Ambientes e Cidades, Vilmar Rocha e o prefeito de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda. Diretores de câmpus do IFG e servidores da Instituição também estiveram presentes, além da coordenadora-geral do projeto Sanear Cidades, Carla Azambuja.

Projeto Funasa/IFG
O Projeto Sanear Cidades é oriundo da assinatura do Termo de Execução Descentralizada n° 17, de dezembro de 2014, firmado entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e o Instituto Federal de Goiás (IFG). Tem como objetivo capacitar os técnicos municipais e assessorar tecnicamente as prefeituras na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de 55 municípios selecionados pela Funasa, com população de até 50.000 habitantes, do Estado de Goiás.

“A experiência centenária das duas instituições, em ensino técnico e tecnológico, por um lado, e de ações de saneamento por outro, permitirá um sinergismo nos propósitos de institucionalizar definitivamente o saneamento ambiental em cada município participante. Assim, ao firmar este Termo de Execução Descentralizada, a FUNASA e o IFG proporcionam o fortalecimento da gestão, o desenvolvimento institucional local e a implantação das ações de saneamento nos municípios do Estado de Goiás, resultando na melhoria dos índices atuais e consequentemente na qualidade de vida da população goiana”, explica a coordenadora-geral do projeto no IFG, professora Carla Azambuja.

Entre as atividades previstas no projeto Sanear Cidades estão: oficina de capacitação em definição de política e elaboração de PMSB; elaboração de material didático a ser utilizado durante a realização das oficinas e como suporte futuro aos municípios participantes; realização de treinamento de nivelamento a todos os instrutores contratados para ministrarem as oficinas de capacitação; mobilização e divulgação dos eventos de capacitação para permitir ampla e qualificada participação do público-alvo, realização da avaliação e divulgação dos resultados das oficinas de capacitação e prestação de suporte técnico aos gestores e técnicos/pessoas de cada município durante todas as fases da elaboração dos PMSB.

Mais informações sobre o projeto e os municípios participantes, acesse: http://extensao.ifg.edu.br/projetosanearcidades/


Veja mais foto nas nossas redes sociais: https://www.facebook.com/IFG.oficial/

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página