Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Câmpus são medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)
Olimpíada

Estudantes do Câmpus são medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 14h27 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 15h35

Além de medalhas de ouro e prata, outros alunos receberão menção honrosa

No início desta semana foi divulgado o resultado final da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), edição 2022. Entre os medalhistas de Goiás, estão nove estudantes do IFG Câmpus Itumbiara (veja a relação abaixo). Além de medalhas, outros quatro alunos também foram agraciados com menção honrosa. A previsão é de que no final de novembro as premiações sejam entregues durante um evento em Brasília.

Medalha de Ouro:

Ana Laura Araújo Paz** - 2º ano do Técnico em Química
Lucas Neres Pistilli* - 1º ano do Técnico em Química.
Raíssa Ferreira de Souza - 2º ano do Técnico em Química.

MEDALHA DE PRATA:

Fernandes da Silva - 3º ano do Técnico em Química.
Lucas Toni Alves Rocha - 1º do ano Técnico em Química.

Menção Honrosa:

Isabella Morais Rocha - 3º ano do Técnico em Química.
Luis Otavio Silva - 2º ano do Técnico em Química.
Otávio Augusto Cândido de Sá - 3º ano do Técnico em Eletrotécnica.
Saymon Crístofer Pereira Basílio* - 3º ano do Técnico em Eletrotécnica.

*Esses estudantes também receberam menção honrosa recentemente na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

**Recebeu medalha e menção honrosa na ONC de 2019.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) faz uma junção das áreas de Biologia, Física, Química, Astronomia e História. A prova da 1ª fase foi aplicada de forma on-line entre os dias 18 e 20 de agosto e foi constituída por 20 questões objetivas, sendo 04 questões de cada área em cada série do Ensino Médio. No Câmpus Itumbiara, houve a participação de 98 estudantes dos cursos Técnicos Integrados nessa 1ª fase. Desses, 26 foram aprovados para a 2ª fase.

Na 2ª fase, aplicada entre os dias 09 e 10 de setembro, e também de forma on-line, a prova continha 10 questões discursivas (sendo 02 questões de cada área). Dos 26 estudantes classificados para essa etapa, 19 fizeram a prova, e nove foram premiados. “Ressalto que os estudantes do Câmpus Itumbiara participam da ONC desde 2019 e, desde então, sempre tivemos estudantes condecorados com medalhas e menção honrosa” relembra o professor Fernando dos Reis, que é também chefe de departamento de áreas acadêmicas e um dos grandes incentivadores da participação dos estudantes em olimpíadas do conhecimento.

Ainda de acordo com o professor Fernando, os alunos que participaram da Olimpíada de Ciência são dedicados, já participaram de outras competições nacionais como a de Matemática e, por isso, podem obter vantagens em processos seletivos de algumas universidades brasileiras que reservam vagas em seus processos seletivos para quem é premiado nesse tipo de competição.

Sobre a ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Brasileira Astronômica e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Olimpíada é organizada a partir de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina aos estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

Clique no site oficial da ONC para mais informações sobre a competição: https://www.onciencias.org/

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.