Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Atividades são realizadas durante todo o mês com o tema FloreSer
setembro amarelo

Atividades são realizadas durante todo o mês com o tema FloreSer

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 10h20 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 11h44

Estudantes e comunidade podem participar do Setembro Amarelo do Câmpus Luziânia

Estudantes plantam Ipê Amarelo abrindo as reflexões do Setembro Amarelo no Câmpus Luziânia

O adoecimento psíquico tomou proporções alarmantes na sociedade. Para refletir sobre o assunto, a psicologia escolar do Câmpus Luziânia realiza durante o mês de setembro diversas atividades para alunos, servidores e comunidade. A programação conta com palestras, exibição e debate de filmes, rodas de conversas, vivências, meditação, dentre outros. Para participar basta fazer a inscrição no site: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/84a7234b-be68-4299-b6fd-3f237efc6182/inscricao.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. A temática do setembro amarelo no Câmpus Luziânia, em 2019, é FloreSer e seu intuito é promover reflexões sobre a possibilidade de ressignificar as alegrias e frustrações que a vida proporciona.

Para as psicólogas do câmpus, Taísa Fidelis e Jeisa Marcondes, o desafio nesse contexto é o desenvolvimento e a construção de um espaço escolar que agregue valores e sentidos pautados em uma existência verdadeiramente humana, emancipatória e saudável. “Para isso, pensamos na temática FloreSer. As flores florescem, secam, soltam suas pétalas e renascem em algum momento do ciclo da natureza, assim como a vida que nos apresenta sempre a possibilidade de renascer, florir e dar novos sentidos e significados para nossa existência”, esclareceu Taísa Fidelis.

A abertura do Setembro Amarelo no câmpus aconteceu no dia 4 de setembro, com o plantio de uma muda de Ipê amarelo na instituição. As psicólogas Jeisa Marcondes e Taísa Fidelis e a professora Larissa Moraes conversaram com os alunos antes do plantio sobre a importância de tratar o assunto na instituição. “Precisamos conversar sobre isso. Parece pesado e às vezes pode parecer um pouco hipocrisia, pois quem passa por essas dificuldades sabe que não é só em setembro que sofrem. Mas setembro é o mês de chamarmos a atenção e a gente se perguntar o que podemos fazer ajudar aquela pessoa que está do nosso lado com sofrimento emocional”, disse a professora Larissa Moraes.

Flores pelo câmpus

Faz parte do setembro amarelo no câmpus também a sua ornamentação com flores. As psicólogas convidaram alunos e servidores para florescerem seu ambiente de estudo e trabalho. Salas de aulas, corredores, salas de trabalho, banheiros, todos estão decorados com flores feitas por estudantes e servidores.

Programação

Hoje, 10, será realizado o Cine Psi, com a exibição do filme Divertidamente. A atividade é aberta a toda a população e acontece das 19h às 20h30, no auditório do Câmpus Luziânia. Confira abaixo a programação completa:

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.