Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG realiza projeto de incentivo à leitura e produção de livros para estudantes da rede pública
EXTENSÃO

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 13h13 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2017, 12h17

Palestras ocorrerão em quatro câmpus de outubro a novembro

Com objetivo de incentivar a leitura e demonstrar a importância que o ato de ler tem para a construção do conhecimento de si e do mundo, o Instituto Federal de Goiás, por meio da sua Editora, vai realizar a partir do dia 4 de outubro palestras sobre o processo de pesquisa e escrita até a publicação de um livro. Quatro câmpus da Instituição vão receber as atividades: Uruaçu, Anápolis, Luziânia e Itumbiara. A ação faz parte do projeto de extensão Viva o livro: interação entre autores e estudantes da rede pública, direcionado para estudantes da Rede Pública de Ensino. E expectativa é de que 500 alunos sejam contemplados com a iniciativa.

As palestras serão ministradas por autores de obras publicadas pela Editora IFG: Gizele Parreira, autora de Martin Buber e o sentido da educação; Renato Araújo, autor de No descompasso da metrópole: estudo sobre a dinâmica espacial da região metropolitana de Goiânia; Luciano dos Santos, autor de Identidade da América Latina: projeto intelectual de Leopoldo Zea, e Éliton Pereira, autor de Música, educação e informática: gênese e construção de conceitos musicais na escola.

O projeto, proposto pelo revisor de de textos da Editora, Olliver Mariano Rosa, conta com recursos da Pró-reitoria de Extensão. Ao todo, são 17 pessoas envolvidas diretamente no projeto, além das escolas participantes, que vão levar seus estudantes até as unidades do IFG. Os câmpus contam com a atuação local de professores e de bolsistas tanto do ensino médio quanto da graduação. “Com toda essa mobilização, a ação pretende divulgar a produção editorial do Instituto, demonstrar para os estudantes das escolas públicas a importância da leitura e da escrita e estabelecer um mecanismo de aproximação entre pesquisa, ensino e extensão, com base no processo de produção de livros”, afirma Olliver.

Ações

As palestras do projeto serão realizadas nos dias 4 de outubro (Câmpus Uruaçu), 20 de outubro (Câmpus Anápolis), 9 de novembro (Câmpus Luziânia) e 20 de novembro (Câmpus Itumbiara).

A atividade inclui ainda a visitação à exposição Memória publicada: 70 anos de produção editorial no IFG e ao estande com todas as obras do catálogo da Editora. Além disso, serão feitos sorteios de kits com materiais institucionais e livros.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: aevivaolivro@gmail.com

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.