Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Jogo, impressão a caneta, ampulheta digital, lixeira automatizada, travas automáticas; estudantes do Câmpus Valparaíso criam protótipos diversos
Tecnologias

Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 11h35 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 09h05

Saiba como ver as fotos destes projetos aqui

Aluno demonstra o funcionamento das travas por meio de leitor biométrico

Módulo para travas de portas, esse foi o protótipo apresentado pelo grupo do Joaquim Neto, que destaca a possibilidade das travas automáticas serem utilizadas em qualquer porta e o preço? Cerca de apenas 160 reais. Sobre o desafio do projeto: "Ter a ideia do sensor e como a gente ia trabalhar nele". Também participante do grupo, Lucas Gabriel conta sobre a experiência de realizar o protótipo: "É uma área que penso [em trabalhar] para o futuro". Além dos trabalhos da equipe do Gabriel e do Joaquim, a turma do 3º ano do curso técnico integrado em Automação Industrial do Câmpus Valparaíso apresentaram diversos itens automatizados e o mais impressionante: do zero até chegar ao acabamento.

O desafio, conta a professora de Engenharia Larissa Rezende,  e também coordenadora do Projeto Integrador, era que os alunos construíssem dispositivos que utilizassem o arduino (plataforma de prototipagem eletrônica open-source). Sobre os produtos vistos na apresentação realizada na segunda-feira, 6 de fevereiro, a professora conta do orgulho pelos resultados e dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos em aulas práticas durante os últimos três meses: "A dedicação dos estudantes resultou nestes projetos maravilhosos, eu estou orgulhosa do que estou vendo aqui".

Base de uma impressora 3D, 2 drivers de DVD, 1 disquete, softwares: Universal GCode Sender e Inkscape; esses são apenas alguns dos itens que o Paulo Reinaldo e o Andrey Oliveira utilizaram para produzir um mini CNC (Controle Numérico por Computador), no caso específico, uma impressora com uma caneta adaptada que permite desenhar em um papel ou material similar, artes digitais. Andrey explica que alinhar corretamente os três eixos (x, y e z) para impressão foi um dos maiores problemas, e conta sobre a criatividade necessária para potencializar o uso dos insumos que estavam em mãos: "Trabalhar com as ferramentas que temos e também com o improviso". Paulo também nos fala sobre os desafios do protótipo: "Pensar como montar nos padrões, de maneira correta".

O Projeto Integrador é o resultado da parceria entre os professores Ariel Caleb e Larissa Rezende, mesclando os conteúdos das disciplinas de Instrumentação Industrial, Automação de Processos e Microcontroladores.

Além do mini CNC e das travas, os estudantes trouxeram protótipos de um jogo da memória eletrônico, uma lixeira com sensor de aproximação e uma ampulheta digital. Legal, não é? Vamos ver as fotos dos trabalhos? Acesse: instagram.com/ifgcampusvalparaiso .

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso