Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Superior homologa o resultado da eleição à Reitoria e à direção-geral dos 14 câmpus do IFG
Início do conteúdo da página
Eleições 2021

Conselho Superior homologa o resultado da eleição à Reitoria e à direção-geral dos 14 câmpus do IFG

A professora Oneida Cristina Irigon foi eleita a primeira reitora da Instituição

  • Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 19h42
  • Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 19h24
Relatório sobre as eleições é apresentado pela presidente da Comissão Central Eleitoral do IFG, durante reunião do Consup
Relatório sobre as eleições é apresentado pela presidente da Comissão Central Eleitoral do IFG, durante reunião do Consup

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Goiás (IFG) homologou nesta segunda-feira, 28 de junho, o resultado do processo eleitoral para o cargo de reitor e diretor-geral dos 14 câmpus da Instituição. A Comissão Eleitoral Central do IFG, responsável por conduzir as eleições, publicou e homologou o resultado do segundo turno nesta segunda-feira, realizando também o envio ao Consup. Segundo a Comissão, não houve interposição de recursos contra o resultado preliminar. Confira o resultado do segundo turno e também o do primeiro turno.

A professora e atual pró-reitora de Ensino do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, foi eleita para o cargo de reitora da Instituição. Ela disputou o segundo turno com a professora do Câmpus Goiânia, Fabiane Costa Oliveira. Além da eleição para o cargo de reitor, houve segundo turno no Câmpus Goiânia. Na unidade, foi eleita como diretora-geral a professora e atual diretora executiva do IFG, Adriana dos Reis Ferreira. Ela disputou o segundo turno com o professor Eliézer Marques Faria.

 

Homologação pelo Consup

O resultado das eleições do IFG foi homologado nesta tarde pelo Conselho Superior da Instituição, durante a 71ª reunião do Conselho que foi transmitida pelo YouTube. O atual reitor do IFG e presidente do Consup, professor Jerônimo Rodrigues, agradeceu o envolvimento de todos que participaram do processo eleitoral: “gostaria de agradecer imensamente todos os envolvidos neste processo e todos aqueles que contribuíram para este momento, este processo democrático da nossa Instituição”, destacou o docente.

Jerônimo também ressaltou a importância de que o resultado conseguido na Instituição seja mantido: “a gente tem que lutar para que não altere, nem por lei nem decreto, o nome escolhido”. Explicando como se dá a nomeação dos cargos, o professor Jerônimo afirmou: “o resultado das eleições será encaminhado para Brasília, a fim de que a reitora seja nomeada pelo Presidente da República. E assim que for nomeada e tomar posse, a nova reitora, professora Oneida Gomes Irigon, a quem eu parabenizo por esse processo, vai nomear os diretores-gerais, a quem eu parabenizo também. Que a partir de outubro todos façam uma boa gestão nos próximos 4 anos!”

Durante a reunião, a presidente da Comissão Eleitoral Central, professora Dagmar Borges da Silva, apresentou relatório a respeito das atividades realizadas pela Comissão. Dagmar explicou como foi a eleição na Instituição e apresentou um relatório sintético do que foi realizado, destacando e agradecendo o empenho coletivo de todos os setores institucionais que auxiliaram no processo eleitoral.

Participaram também da reunião do Consup o diretor de Tecnologia da Informação do IFG, Douglas Rolins, e o professor da área de Tecnologia da Informação do Câmpus Luziânia, Ulisses Afonseca. Os dois docentes representaram, respectivamente, o Grupo de Trabalho Técnico e a Comissão de Especialistas em Tecnologia da Informação que assistiram as comissões locais eleitorais e a comissão eleitoral central durante o processo.

A eleição, devido à pandemia da Covid-19, foi on-line. Durante a votação, nos dois turnos, foi utilizado o sistema Helios Voting. Como destacou o diretor de Tecnologia da Informação do IFG, Douglas Rolins, o processo eleitoral ocorreu sem intercorrências e instabilidade, “com toda a segurança, lisura e transparência que o processo eleitoral exige”. Todos os 14 câmpus do IFG e a Reitoria participaram do processo eleitoral.

 

 

Confira a Resolução publicada pelo Consup com a homologação do resultado das Eleições do IFG.

Acesse a página das Eleições 2021 e confira todos os documentos publicados pela Comissão Eleitoral Central.

 

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

 

Fim do conteúdo da página