Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeira etapa da Plenária das Diretrizes Curriculares é concluída no IFG
Início do conteúdo da página
Ensino

Primeira etapa da Plenária das Diretrizes Curriculares é concluída no IFG

Próxima fase das discussões começará no dia 29 de novembro e seguirá até o dia 1º de dezembro

  • Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 18h01
  • Última atualização em Terça, 27 de Dezembro de 2022, 17h37
Representantes de várias instâncias do IFG participam da Plenária
Representantes de várias instâncias do IFG participam da Plenária

Nesta semana, o Instituto Federal de Goiás realizou a primeira etapa da plenária para apreciação da minuta das Diretrizes Curriculares e Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional da Instituição. Iniciada na quarta-feira, dia 16 de novembro, no auditório da Reitoria, a plenária ainda terá mais duas etapas, a serem realizadas no final do mês de novembro e no início de dezembro.

Os três primeiros dias da plenária foram marcados por discussões e debates envolvendo diversos assuntos presentes na minuta. Como destacou a pró-reitora de Ensino do IFG, Maria Valeska Lopes, “esse momento das discussões é um momento de diálogo e de formação muito importante para a Instituição”. Projeto Político Pedagógico Institucional; oferta de cursos de ensino médio integrado à educação profissional; projetos pedagógicos dos cursos de ensino médio integrado à educação profissional; esses são alguns dos tópicos que foram debatidos nessa primeira fase e que continuarão a ser discutidos nas próximas etapas da plenária.

Plenária é realizada no auditório da Reitoria do IFG

Neste último dia da primeira fase, os participantes discutiram e aprovaram artigos relacionados à construção de itinerários formativos integrados, à organização curricular, entre outros pontos. Ao final da etapa, a pró-reitora de Ensino do IFG, Maria Valeska, agradeceu a participação de todos nos três primeiros dias de evento: "quero agradecer pelo cuidado e pela participação de vocês", ressaltou a gestora. A próxima etapa da plenária está marcada para os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. O objetivo é dar continuidade à discussão a respeito da minuta das Diretrizes Curriculares, um documento que, quando aprovado, irá nortear a reformulação e a elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPCs) dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFG.

 

Participantes

Participam da plenária representantes do Fórum dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, do qual fazem parte integrantes da “Formação Básica” por área do conhecimento (Linguagens; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza; Matemática) e da “Formação Técnica”. Além dos membros do Fórum, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex), com as chefias dos departamentos de áreas acadêmicas; as gerências de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex); os representantes docentes, técnico-administrativos e discentes; e comissões locais dos câmpus também participam das discussões. A composição da mesa diretiva da plenária é composta por representantes do Fórum, do Conepex e integrantes da Proen.

 

Histórico

As ações para construir o documento foram iniciadas no ano de 2017, no I Integra, realizado no Câmpus Uruaçu durante o IV Encontro de Culturas Negras. Após o evento, a metodologia elaborada pela Proen, em articulação com a Câmara de Ensino do Conepex, culminou na constituição de três comissões. Nos anos de 2018 e 2019, foram realizadas várias reuniões sobre formação humana integral e do currículo integrado, além do estudo das formas de integração já desenvolvida pelos cursos (estando ou não nos Projetos Pedagógicos de Curso).  

A partir dessas reuniões, foi constituído o Grupo de Elaboração (GT) da Minuta do documento. Contudo, os trabalhos do grupo foram suspensos durante a pandemia, a partir de março de 2020. Em 2021, todo o processo foi retomado e, com isso, a Proen recebeu 1.170 contribuições que passaram a integrar o Caderno de Propostas, documento este que está sendo apreciado durante as etapas da plenária. 

 

Datas das próximas fases da plenária:

2ª etapa | 29 e 30/11; 1º/12 

3ª etapa | 6, 7 e 8/12 

 

Acesse a página sobre o Currículo Integrado no IFG e tenha acesso a mais informações sobre a plenária.

Saiba mais sobre o evento: 

 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página