Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Acadêmica
PMIPES-GO

Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Acadêmica

Mobilidade é válida para disciplinas a serem cursadas no segundo semestre de 2023

• Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 13h46
  • Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 10h54
Estudantes podem se inscrever até dia 31 de maio

Estão abertas até o dia 31 de maio* as inscrições para o Programa IPES-GO de Mobilidade Acadêmica, que é um acordo celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES-GO) - Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCat).

O programa é destinado a alunos regularmente matriculados em um curso de graduação de uma das instituições participantes, que queiram cursar componentes curriculares do seu curso em instituição diferente da sua de origem, por até três semestres letivos consecutivos. Na mobilidade parcial, o estudante cursará concomitantemente disciplinas na instituição de origem e de destino, limitadas a dois componentes curriculares por semestre em uma única instituição diferente.

Para participar, o estudante precisa verificar se a instituição de interesse oferta as disciplinas que ele pretende cursar e se há possibilidade de aproveitamento no IFG. Também é importante informar-se com a coordenação do curso de destino se essas disciplinas serão ofertadas no semestre subsequente ao da inscrição no programa, além de receber o ementário previsto no projeto de curso, que irá subsidiar a coordenação no IFG a deliberar quais serão as disciplinas a serem solicitadas.

Segundo a coordenação do Programa, “o rol de disciplinas, contido no formulário de solicitação, deverá ser articulado pelo/a estudante sob orientação direta da coordenação, a fim de que as disciplinas cursadas durante a mobilidade sejam aproveitadas em sua totalidade após o retorno, não necessariamente como componente curricular obrigatório”.

Inscrições

Para se inscrever, o interessado precisa procurar a coordenação do seu curso no IFG para preencher o formulário de solicitação de participação no Programa IPES-GO, junto com seu coordenador. Após, a coordenação do curso realizará a análise do pedido. De acordo com as regras, o estudante deve ter integralizado pelo menos 20% da carga horária total do curso de origem e deve ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos anteriores ao pedido de mobilidade.

Após essa análise, o coordenador encaminhará um processo, via SUAP (processo eletrônico), à coordenação Institucional do PMIPES-GO no IFG (no SUAP buscar por REI-PMIPES) com a referida solicitação acompanhada da documentação exigida: cópia dos documentos pessoais (RG, CPF e título eleitoral), histórico escolar original, formulário de solicitação de Mobilidade, Carta de Apresentação do/a discente assinada pela coordenação do curso e ementário das disciplinas cursadas até o presente semestre.

Alunos de outras IPES-GO

O aluno oriundo de outra IPES-GO deverá seguir os mesmos procedimentos que os do IFG, mas na sua coordenação de curso. O seu pedido será enviado à coordenação Institucional da sua Instituição, que o encaminhará ao IFG para envio à coordenação de curso receptora. Havendo o aceite ou não, o estudante será informado. Em caso positivo, o seu pedido será devolvido à sua coordenação para ciência. No aceite, o aluno será informado pela coordenação do curso receptor sobre o período de matrícula a ser realizada no IFG. Os ementários das disciplinas do IFG podem ser obtidos no seguinte link: http://cursos.ifg.edu.br/

Mais informações e os formulários podem ser obtidos no link: https://ifg.edu.br/projetos-e-programas?showall=&start=3

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

*Alterado em 12 de maio de 2023.