Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertura da Semana Integrada do Cerrado destaca papel do bioma e sua relação com a cultura
EVENTO

De 12 a 15 de setembro, ao meio-dia, no canal do YouTube do IFG Comunidade, haverá apresentação de videodança, com a mostra Moenda

• Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 13h51
Membros da Comissão Organizadora abrem oficialmente o evento

A abertura oficial da III Semana Integrada do Cerrado foi realizada virtualmente, na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, e transmitida no canal do evento, no YouTube. A Semana foi criada para celebrar o Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro. Além de atividades online, ofertadas por diversas instituições de todos o país, também estão sendo realizadas atividades presenciais.

Servidor do Câmpus Senador Canêdo do Instituto Federal de Goiás e membro da comissão organizadora interinstitucional, Rodrigo Dutra deu as boas-vindas e apresentou as instituições parceiras. O Câmpus Formosa, um dos pioneiros na execução do evento, foi representado pelo diretor-geral em substituição, professor Bruno Quirino Leal, que também falou em nome da reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. “Destaco, aqui, a magnitude deste evento. Só pela comissão, temos 42 instituições, envolvendo nove estados brasileiros mais o Distrito Federal", disse.

O diretor-geral substituto mencionou a indisponibilidade do sistema de inscrição, mas destacou o alcance do evento, mesmo com o problema técnico. “A gente já conta com mais de dois mil inscritos nos eventos e praticamente contaremos com a participação de todo o território brasileiro”, ressaltou o professor. “Que seja uma semana de muita divulgação e absorção de conhecimento, cultura, e para que cada vez mais possamos pensar, agir e atuar, em virtude da conservação deste importante bioma brasileiro, que é o Cerrado”, finalizou.

Participação do Câmpus Formosa

De acordo com Rodrigo Dutra, o Câmpus Formosa é grande entusiasta da Semana Integrada do Cerrado. “Formosa sempre é a cidade que, pelo menos nas duas edições anteriores, e parece que nesta terceira edição também, deve ocupar o primeiro lugar [em participação]”, afirmou.

Importância do Cerrado

Rodrigo lembrou que a data não pode ser comemorada apenas no dia 11 de setembro. “Sabemos que temos de lutar diuturnamente pela conservação deste bioma. A Terra deve aquecer até 2100 cerca de 2,6º e isso vai trazer calor letal para todos os continentes. A degradação destes ambientes naturais só tem a contribuir para tornar a vida mais inóspita e difícil no nosso planeta”, justificou.

Artista Deiço Xavier aborda Mostra de Viodeodança

Na sequência, foi a vez do artista Deiço Xavier, doutorando em Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), abordar a Moenda - Mostra de Videodança. “Muitas pessoas, de todas as partes do Brasil, não só do Cerrado, quiseram mandar trabalhos. Então a gente pensou de forma que estes territórios não são só geopolíticos, mas de vontade de estar juntos. Por isso, a gente tem nesta Mostra 12 trabalhos do Brasil inteiro, de Norte a Sul”, explicou. “Isso está sendo uma realização maravilhosa, porque a Moenda foi idealizada com o objetivo de ampliar o debate sobre o Cerrado, de expandir o pensamento através da arte”, justificou o artista, sobre a apresentação de trabalhos diversos, que mostram o espaço natural e o relacionamento do indivíduo com ele e com a cidade.

"Elas florescem", videodança produzida pelo Coletivo 22, da UFG

Para finalizar a abertura, foi apresentado o trabalho “Elas florescem”, produzido pelo grupo de pesquisa Coletivo 22, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que explora as relações entre dança, música, teatro e cultura popular brasileira. O trabalho é resultado de “uma investigação artística, que promove o diálogo entre a cena, o cotidiano e o ritual presente nos saberes e fazeres tradicionais de mulheres parteiras, raizeiras e benzedeiras do Cerrado”, definiu Deiço.  A III Semana Integrada do Cerrado continuará com atividades até 16 de setembro. Confira as programações presencial e virtual na página do evento.

Acesse aqui o Canal IFG Comunidade, no YouTube.

Acesse aqui o canal da Semana Integrada do Cerrado, no YouTube.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa