Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação para ciência é pauta de reunião realizada na Reitoria do IFG
Início do conteúdo da página
Gestão

Comunicação para ciência é pauta de reunião realizada na Reitoria do IFG

Traduzir a linguagem científica para o grande público foi um dos tópicos tratados no encontro entre a Proppg e a Dicom

  • Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 17h52
  • Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 16h31

 Na tarde desta quinta-feira, 16, foi realizada, na Reitoria do Instituto Federal de Goiás, reunião com o objetivo de alinhar algumas questões referentes às atividades da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) e a Diretoria de Comunicação (Dicom) da Instituição. A reunião foi proposta pelo novo pró-reitor, Écio Naves Duarte, e pela diretora de Comunicação do IFG, Adriana Souza Campos. A partir da pauta da reunião, cujo tema era comunicação para a ciência, os gestores falaram sobre a necessidade de uma comunicação mais clara, além de outras questões.

 

Da esquerda para direita: Clarinda Aparecida da Silva, Maria Aparecida Andrade de Oliveira Tsu e Écio Novaes Duarte

Além dos dois gestores, participaram da reunião o professor do Departamento de Áreas Acadêmicas IV do Câmpus Goiânia Samir Youssif Wehbi Arabi; a diretora de Pós-Graduação, Clarinda Aparecida da Silva; diretora de Pesquisa e Inovação, Erika Regina Leal de Freitas; a coordenadora-geral de Bibliotecas do IFG, Maria Aparecida Andrade de Oliveira Tsu; e a servidora técnico-administrativa Nathalia Barcelos Oliveira.

Segundo a diretora de Comunicação da Instituição, Adriana Souza Campos, é preciso que a comunidade interna e a externa conheçam, por meio de uma linguagem clara, quais são as pesquisas que estão sendo produzidas dentro da Instituição. “Essa informação precisa chegar ao grande público com clareza e de forma compreensível. E o desafio, nesse sentido, é traduzir a linguagem técnica de determinadas pesquisas para a comunidade interna e externa do IFG”, ressaltou.

Afinado a essa ideia, o novo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Écio Duarte, chamou atenção para o fato de que há várias formas de dizer a mesma coisa.  “Nesse sentido, é preciso que os pesquisadores e comunicadores façam realmente um esforço para traduzir as pesquisas para uma linguagem mais compreensível, para que tanto o público especializado como o leigo entendam o que está sendo dito na Instituição”, afirmou o pró-reitor.

 

Encaminhamentos

Durante a reunião, foi idealizada uma atividade a ser realizada em 2018 com a presença de pesquisadores do IFG, servidores da Proppg e comunicadores da Instituição, para que seja fomentada uma comunicação mais clara e efetiva a respeito das pesquisas realizadas no IFG. Além disso, foi ressaltada a necessidade de um estabelecimento de um vínculo mais estreito entre os câmpus, as Gerências de Pesquisa e Extensão, a Pró-reitoria e os setores de comunicação institucional para divulgação dos eventos e das pesquisas. 

 

Diretoria de Comunicação/ Reitoria.

Fim do conteúdo da página