Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Apresentações mostram resultado positivo de projetos PIBID – Dança do IFG e da UFG
Dança

As encenações foram feitas no I Encontro Regional PIBID-Dança, no Câmpus Aparecida de Goiânia

• Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 11h48
  • Última atualização em Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 15h48

Os resultados positivos de projetos em Dança do Instituto Federal de Goiás (IFG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foram evidenciados nesta quinta-feira, 23, no I Encontro Regional PIBID-Dança – IFG/Câmpus Aparecida e FEFD/UFG, que está sendo realizado no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Estudantes de 6 a 12 anos de escolas municipais parceiras das duas instituições no Programa apresentaram exercícios artísticos que desenvolveram nas aulas com alunos dos cursos de Licenciatura em Dança do IFG e da UFG e com professores das escolas. A programação do evento segue durante todo o dia com debates e apresentações de propostas dos PIBIDs e artigos dos bolsistas.

O Encontro contou com as presenças do coordenador Institucional do PIBID no IFG, professor Glen Cézar Lemos, do coordenador de Gestão do Programa na Instituição, professor Maxwell Gonçalves, do coordenador do PIBID-Dança no IFG Aparecida de Goiânia, professor Roberto Rodrigues, da coordenadora do PIBID-Dança na Faculdade de Educação Física e Dança da UFG, professora Valéria Maria Chaves de Figueiredo, da diretora da Escola Municipal em Tempo Integral Monteiro Lobato, Gislaine Ferro, do diretor da Escola Municipal Retiro do Bosque, José Isaías, além de professores e alunos de Dança. O trabalho teve a participação também, em todo o processo de desenvolvimento dos projetos e na organização do Encontro, da professora Luciana Gomes Ribeiro, que foi coordenadora do PIBID no IFG Aparecida de Goiânia até duas semanas atrás, quando entrou em licença maternidade.

“Este é um momento importante para estreitarmos relações entre o IFG, a UFG e as escolas, a comunidade. É um momento que deixa a todos nós orgulhosos do trabalho que é realizado”, afrimou o coordenador Institucional do PIBID no IFG, professor Glen Cézar Lemos. A coordenadora do PIBID-Dança na UFG, professora Valéria Maria Chaves Figueiredo, destacou que o Programa desenvolve um trabalho de enorme importância por oportunizar um lugar de formação continuada de qualidade e contribuir com a formação de crianças e jovens. “Eu acredito que a gente pode fazer a diferença e transformar esse mundo tão difícil”, afirmou Valéria.

Apresentações

As apresentações artísticas das crianças fizeram um diálogo entre Dança e Literatura, com temática africana e indígena. As coreografias, baseadas em livros que leram com os professores de Dança, retrataram o valor das características físicas e culturais como signo de identidade. A professora de Dança da Escola Monteiro Lobato, Marília Nepomuceno, integra projeto PIBID do IFG e relata que a experiência tem sido muito positiva. Ela comenta que tem pensado a Dança de forma inovadora a partir do trabalho em parceria com professores e alunos do Instituto. Neomênia Santos Moreira e Diovânia da Silva Nascimento, concluintes do curso de Licenciatura em Dança do IFG e bolsistas do PIBID, estavam presentes às apresentações e comentaram que tem sido um trabalho muito rico poder experimentar a docência durante o desenvolvimento do curso.

As exibições das crianças foram feitas no período matutino, no pátio interno do Bloco C do Câmpus Aparecida de Goiânia e também no gramado. As crianças demonstraram muito envolvimento com o espaço e um visível contentamento em protagonizar as encenações, que foram assistidas também por alunos e servidores do IFG Aparecida. Os debates e apresentações de trabalhos acadêmicos relacionados ao Programa estão sendo realizados no período vespertino.

Acesse aqui as imagens do Encontro

Equipe de realização do I Encontro Regional PIBID-Dança – IFG/Câmpus Aparecida e FEFD/UFG:

PIBID-Dança/IFG

Sharyell Oliveira Aguiar

Susan Maria da Graça Castro dos Santos

Taize Inácia dos Santos

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia.