Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Lâmpadas convencionais começam a ser substituídas por outras de LED no Câmpus Itumbiara
Eficiência Energética

Substituição faz parte das ações previstas no projeto de eficiência energética

• Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 11h30
  • Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 17h46
A previsão é de que a substituição total das lâmpadas seja concluída em dois meses

Teve início nesta semana a fase de substituição das lâmpadas convencionais do Câmpus Itumbiara por outras de tecnologia LED. Trata-se da primeira etapa do projeto “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG”, que foi marcado com o lançamento da Árvore Solar.

Além do Câmpus Itumbiara, a unidade do IFG em Goiânia também já começou esse processo de substituição, e posteriormente outras unidades do Instituto serão beneficiadas nessa ação que contemplará todos os espaços: salas de aulas e salas administrativas, laboratórios, biblioteca, estacionamento, corredores, etc, totalizando a troca de cerca de 26.000 lâmpadas.

A fase final do projeto de Eficiência Energética será a instalação dos painéis fotovoltaicos.

As lâmpadas LED são mais vantajosas por oferecerem mais eficiência e durabilidade, uma vez que funcionam por aproximadamente 50 mil horas, enquanto a lâmpada fluorescente funciona por cerca de 6 mil. Outra vantagem é o fator “sustentabilidade”, já que não possui chumbo e mercúrio em sua composição, “o que garante um descarte mais seguro e a preservação do meio ambiente”, explica o coordenador do projeto, professor Ghunter Paulo Viajante.

Projeto

Além do professor do Ghunter, participam do projeto “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG” os pesquisadores Sérgio Batista, Olívio Carlos, Marcelo Escobar, Eric Nery, Luis Gustavo Wez e Marcos Antônio Arantes (todos do Câmpus Itumbiara). E ainda José Luis Domingos, Aylton José, Wesley Pacheco, Elder Geraldo, Sérgio Botelho, Douglas Pitaluga, Sandro Morais, Vinícius Carvalhaes e Geovanne Pereira (esses do Câmpus Goiânia). E colaboração dos docentes André Luiz Silva Pereira e José Antônio Lambert, ambos do Câmpus Jataí.

Os professores Ghunter Paulo e Sérgio Batista fazem a supervisão do trabalho de troca das lâmpadas que é de responsabilidade da empresa 3E Engenharia em parceria com a SOLARE.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.