Outubro e novembro terão agenda cheia

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 10h37 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 10h57

Meses deverão concentrar dez eventos locais e de toda a Instituição

A Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) divulgou nesta semana o calendário de eventos do Câmpus Formosa e do Instituto Federal de Goiás (IFG) para os próximos meses do corrente ano letivo. A comunidade acadêmica deve se preparar para as atividades, que já estão sendo organizadas pelas comissões.

No próximo mês, são esperados cinco eventos tradicionais no Câmpus: a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) Local, a Mostra de Extensão, o Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé e o Conhecendo o IFG (veja cronograma).

A XIV Secitec chega com novidade: é a primeira vez que a Semana é organizada pelos estudantes. A programação está sendo construída pelo Grêmio Estudantil e corpo discente, e deve ser divulgada até a próxima semana. “A comunidade pode aguardar uma abordagem jovem, sem esquecer as tradições do Câmpus, e feita pela base educacional, os estudantes”, declarou a aluna da terceira série do curso Técnico Integrado em Saneamento e membro da Comissão Organizadora, Alice Yasmin Santos Dourado.

Na semana da Secitec, o espaço será dividido com eventos paralelos. O SICT Local e a Mostra de Extensão serão apresentados à comunidade formosense na noite do dia 25 de outubro, em local externo ainda a ser definido pela Comissão. O IX Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé será realizado na quinta-feira, 26 de outubro, no saguão do Bloco Acadêmico do Câmpus. No dia 27 de outubro será a vez do Conhecendo o IFG, evento em que o Câmpus Formosa abre as portas para que a comunidade externa conheça suas instalações e atividades.

Novembro também promete no Câmpus. A Convenção Pop, que está na sua terceira edição e é aberta à participação da comunidade formosense, tem previsão de realização para 11 de novembro. Este ano o evento foi submetido ao Edital de Ações de Extensão, de nº 4/2023, da Pró-Reitoria de Extensão, e aguarda recursos em fila de espera. Além da Convenção Pop, no fim de novembro está previsto o Café Empresarial, que apresenta o IFG a representantes da indústria e comércio locais para estabelecer parcerias, em estágios e pesquisas.

Eventos Institucionais

Os próximos meses terão destacados ainda na programação os eventos institucionais de todo o IFG. A comunidade acadêmica terá o SICT Geral e a Feira Integrada de Ciências (FeCin), em Goiânia. A FeCin foi proposta pelo Câmpus Formosa e conta com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº. 6/2022. A Feira conta com a participação de todos os 14 câmpus do IFG, instituições de ensino superior e educação básica estaduais, com exposição e premiação de trabalhos científicos. Para fechar o ano, Uruaçu receberá os estudantes para o Encontro de Culturas Negras.

SICT Geral e FECIN (Goiânia)

18 e 19/10/2023

Secitec

23 a 26/10/2023

SICT Local e Mostra de Extensão

25/10/2023

Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé

26/10/2023

Conhecendo o IFG

27/10/2023

Convenção Pop

11/11/2023

Café Empresarial

28/11/2023 (data prevista)

Encontro de Culturas Negras (Uruaçu)

29/11 a 1º/12/2023

O gerente da Gepex, professor Bruno Quirino Leal, ressalta a importância dos eventos “para divulgar produções científicas, aproximar e apresentar o câmpus do IFG junto à comunidade e proporcionar a troca de saberes”, e convida todos à participação.

Acompanhe aqui os eventos locais na página Eventos do Câmpus Formosa.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa