Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

INTERNACIONALIZAÇÃO

Gestores do IFG participam de missão na Espanha e em Portugal

Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 13h34 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 15h43
Reitora do IFG, professora Oneida Irigon, assina acordo de cooperação com a USC. No lado esquerdo, a vice-reitora de Titulacións e Internacionalización da USC, Maria José López Couso
Reitora do IFG, professora Oneida Irigon, assina acordo de cooperação com a USC. No lado esquerdo, a vice-reitora de Titulacións e Internacionalización da USC, Maria José López Couso

Acordo de mobilidade acadêmica com a Universidade de Santiago de Compostela foi celebrado durante a viagem

A reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG) e coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), professora Oneida Irigon, participou de uma missão internacional na Espanha e em Portugal. Além da gestora, integrou a delegação o coordenador de Relações Internacionais do IFG e também vice-coordenador do Fórum de Assessores Internacionais da Rede Federal (Forinter), Luciano Perilo. A viagem foi realizada entre os dias 31 de março a 8 de abril.

Ao longo de 9 dias, a delegação do IFG visitou a Universidade de Santiago de Compostela e a Universidade de León, ambas na Espanha. Em Portugal, os gestores participaram do Seminário Luso-Brasileiro de Internacionalização, realizado no Instituto Politécnico de Bragança, e também participaram de eventos no Instituto Politécnico do Porto.

Um dos resultados da missão internacional foi a celebração de um acordo de cooperação com a Universidade de Santiago de Compostela voltado à mobilidade acadêmica de estudantes da graduação e da pós-graduação. Além desse acordo, foi realizada uma reunião para a construção de um protocolo de intenção com vistas à aproximação com a Universidade de León; em Portugal, foi celebrado protocolo de intenções para ações conjuntas com o Instituto Politécnico de Bragança; e também, conforme explica Luciano Perilo, houve avanço à fase final do acordo de cooperação específico para dupla diplomação na área de engenharia com o Instituto Politécnico da Guarda.

Como explica o coordenador de Relações Internacionais do IFG, “a missão favoreceu o contato com diversas instituições da região ibérica, com as quais o IFG mantém excelente histórico de relacionamento e vem prospectando novas oportunidades ao encontro das linhas estratégicas de internacionalização, de fortalecimento da cooperação e em atendimento à Política de Internacionalização do IFG”.

 

Espanha: acordo de mobilidade e reuniões

Mantendo o histórico de celebrar acordos com a Universidade de Santiago de Compostela, como já aconteceu em relação à oferta de vagas para o curso de doutorado em Educação e para mobilidade docente, o IFG celebrou um acordo de cooperação específico para mobilidade acadêmica. Desta vez, a cooperação é voltada aos discentes da graduação e da pós-graduação da Instituição.

Segundo Luciano Perilo, o acordo de cooperação trata, especificamente, da mobilidade acadêmica para graduação e pós-graduação, “resultando na expansão da oferta de bolsas à comunidade acadêmica. O novo acordo amplia a parceria entre as instituições ofertando isenção de taxas para discentes de quaisquer áreas do conhecimento”.

 

Reitora Oneida e coordenador Luciano Perilo em reunião na Universidade de León com Héctor Paredes Suárez [esquerda], responsável pelos programas de difusão do gabinete de Relações Internacionais, e Roberto Baelo Álvarez, vice-reitor de Internacionalização

 

Seminário em Bragança

Em Portugal, a delegação do IFG participou do Seminário Luso-Brasileiro de Internacionalização. O evento foi realizado no Instituto Politécnico de Bragança e contou com a participação de outras 34 instituições brasileiras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e 24 Institutos Politécnicos portugueses.

Luciano Perilo, que foi um dos membros da comissão organizadora do evento,  destacou que “o Seminário Luso-Brasileiro de Internacionalização é a materialização da relação entre as instituições, atores e ações que privilegiará a perenidade de um espaço propositivo e evidencia a internacionalização na Rede Federal enquanto um eixo transversal à educação, na perspectiva do ensino, da pesquisa, da extensão, do empreendedorismo, da inovação e da gestão.”

Durante o evento, projetos do IFG, do Conif e da Rede Federal foram apresentados. Vários destaques foram dados aos itinerários formativos inovadores, aos movimentos de dupla diplomação, projetos de mobilidade, relações de fronteira e o aprofundamento das relações Brasil-Portugal. “Foram tratados diversos temas que convergem no âmbito das ações de internacionalização, notadamente a inovação formativa, a dupla diplomação, a mobilidade, a co-criação. Nesse sentido, como fruto dessa reunião, diversos acordos foram firmados entre as instituições que compõe a Rede e os Institutos Politécnicos, além de terem sido estabelecidas linhas de ação que irão fortalecer a relação Conif e CCISP”, aponta o presidente do Conif, Claudio Alex da Rocha.

A delegação do IFG participou, junto à diretoria do Conif, da construção de uma série de compromissos que foram assumidos para o fortalecimento dos trabalhos conjuntos entre o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). Os compromissos abrangem desde a constituição de um comitê de acompanhamento permanente de ações, elaboração de revista científica conjunta, a realização de um seminário itinerante bianual e até a implementação da metodologia LAPASSION ERASMUS+ em toda a Rede Federal.

 

Apresentações

Na cidade de Porto, a reitora do IFG participou do evento “Cashe – Conference Academic Success in Higher Education”. A conferência acadêmica foi organizada pelo Instituto Politécnico do Porto. Em um dos painéis do evento, a professora falou sobre as experiências da Instituição e da Rede Federal, tendo como ponto de partida a pesquisa, a prática pedagógica e o modelo de ensino-aprendizagem profissional, científico e tecnológico no ensino superior.

Reitora do IFG participa de painel sobre educação em evento promovido pelo Instituto Politécnico do Porto

No Instituto Superior de Engenharia do Porto, Luciano apresentou à Rede Federal e ao público presente o planejamento plurianual do projeto intitulado “LAPASSION em Rede”. O projeto será desenvolvido a partir da experiência do LAPASSION ERASMUS+ e foi aperfeiçoado para a Rede Federal por meio da metodologia do projeto BRAMPSSOL, desenvolvido no Câmpus Itumbiara do IFG.

Como destacou Luciano, “em diálogo com a Política de Internacionalização do IFG, abrir portas para cooperação técnica, acadêmica e científica, por meio da participação em relevantes missões internacionais, é fundamental para oportunizar a participação da nossa comunidade acadêmica em programas de fomento e financiamento da pesquisa e da produção de conhecimento, bem como em iniciativas institucionais de parceiros estrangeiros para, também, colaborar na construção conjunta de ações, programas e projetos.”

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria com informações da Assessoria de Comunicação do Conif.


Fim do conteúdo da página