Energia Elétrica

Substituição das lâmpadas convencionais pelas de Led dá prosseguimento ao projeto de eficiência energética no Câmpus

Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 08h40 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 17h54

Ao todo, serão instaladas 5.519 lâmpadas de tecnologia Led em 2.629 pontos de iluminação no câmpus

Técnicos realizam a substituição das lâmpadas convencionais pelas de led no Câmpus Goiânia.

Começou na manhã de terça-feira, 5 de junho, a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de Led no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. A ação integra o Projeto de Eficiência Energética, resultante de termo de cooperação técnica firmado entre o IFG e a Enel Distribuição Goiás. O projeto, que iniciou com o lançamento da árvore solar no dia 16 de maio na unidade, prossegue com investimentos para aumentar a eficiência e a economicidade no sistema de iluminação do câmpus.

Técnicos da 3e Engenharia, que estão executando o serviço de eficientização retrofit da iluminação sob a coordenação da Enel Distribuição Goiás, iniciaram as substituições das lâmpadas convencionais fluorescentes por lâmpadas de Led no câmpus. Ao todo, serão 2.629 pontos de iluminação, entre corredores, salas de aula e laboratórios, que receberão cerca de 5.519  novas lâmpadas.

Na modernização do sistema de iluminação está prevista ainda a automação da iluminação em alguns ambientes do câmpus, nos quais serão instalados 385 sensores de presença infravermelhos e 309 sensores de presença ultrassônicos, para o desligamento automático das lâmpadas na ausência de pessoas nos recintos. O serviço será executado ao longo do mês de junho. Após as trocas das lâmpadas, será realizada a instalação de aproximadamente 700 painéis fotovoltaicos para captação de energia solar nos tetos dos blocos 300, 400, 500 e 600.

O professor e coordenador do Projeto de Eficiência Energética no IFG - Câmpus Goiânia, José Luis Domingos, o diretor de administração do IFG – Câmpus Goiânia, Paulo Cézar Pereira, e estagiários da gerência de administração e manutenção do câmpus e estudantes de Engenharia Elétrica, Fernanda Cardoso, e Iury Rodrigues, de Engenharia de Controle e Automação, reuniram-se com o consultor da 3e Engenharia, Julio Martinez, e o supervisor de projeto, Marcelo de Oliveira, para discutir sobre as diversas etapas do projeto em andamento.

Pelos termos da Cooperação entre IFG e Enel Distribuição Goiás, o projeto tem previsão de ser executado durante o ano de 2018. Além do Câmpus Goiânia, serão beneficiados com a substituição de lâmpadas e luminárias e instalação de sistemas de micro e minigeração solar fotovoltaico os câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Inhumas, Itumbiara, Jatai, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso.

Reunião entre a equipe da 3e Engenharia, Julio Martinez e Marcelo de Oliveira, com o professor e coordenador do projeto no IFG - Câmpus Goiânia, José Luis Domingos, o diretor de administração do Câmpus Goiânia, Paulo Cézar Pereira, e os estudantes Fernanda Cardoso e Iury Rodrigues.
Reunião entre a equipe da 3e Engenharia, Julio Martinez e Marcelo de Oliveira, o professor e coordenador do projeto no IFG - Câmpus Goiânia, José Luis Domingos, o diretor de administração do Câmpus Goiânia, Paulo Cézar Pereira, e os estudantes Fernanda Cardoso e Iury Rodrigues.

Saiba mais sobre o Projeto de Eficiência Energética no IFG – Câmpus Goiânia:

Inauguração da árvore solar marca o lançamento do projeto de eficiência energética no Câmpus Goiânia

IFG terá árvore solar nos câmpus Goiânia e Itumbiara

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.