TIRA-DÚVIDAS

Tire suas dúvidas sobre a volta às aulas e outros assuntos! Veja alguns dos tópicos abordados na reunião desta segunda-feira, 27 de julho

Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2020, 18h33 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 18h58

Encontro on-line reuniu estudantes, pais e servidores para esclarecer as principais questões da comunidade

O reitor, Jerônimo, à esquerda e o diretor do Câmpus Valparaíso, Reginaldo, à direita

Volta às aulas, programa conectividade, quantidade de hora/aula por dia, modalidade de ensino e vários outros pontos essenciais para você saber antes do início do segundo semestre. Então, se você é aluno ou servidor, leia esta matéria até o final e esclareça algumas das suas principais dúvidas sobre as atividades do IFG Câmpus Valparaíso. Não conseguiu achar todas as respostas nesta página? Não tem problema, iremos deixar diversos contatos ao final para que você possa dialogar com um de nossos profissionais. Ficaremos felizes em atendê-los!

Nesta segunda-feira, 27 de julho, ocorreu uma reunião on-line com gestores da Reitoria do IFG e servidores e alunos do Câmpus Valparaíso. Logo no começo, o Reitor, Jerônimo Rodrigues, contou sobre as ações realizadas pela instituição durante este primeiro semestre (no qual houve suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19), entre as atividades, estão diversos projetos solidários, Projeto Máscara e a assistência estudantil. Mas como destacou o reitor, no segundo semestre haverá retorno das aulas por meio do Sistema de Ensino Emergencial. Cada Câmpus terá uma data específica para a volta às aulas.

Atenção! O calendário do Câmpus Valparaíso ainda está sendo discutido, assim que a data for definida, a comunidade será informada por meio do site. Acompanhe as notícias em: www.ifg.edu.br/valparaiso .

Os eventos institucionais também estarão mantidos para o segundo semestre, tudo acontecerá de forma on-line, entre as ações esperadas estão: SIMPEEX, Festival de Artes e Encontro de Culturas Negras.

Logo após o reitor, o diretor do Câmpus Valparaíso, Reginaldo Dias, apresentou as atividades realizadas nos últimos meses, entre elas, a disponibilização do curso de Redação e Gramática e a Quarentena da Matemática. Sobre as aulas remotas emergenciais (que serão realizadas na forma sincrônica e assincrônica), professor Reginaldo esclarece o porquê desta solução: "A instituição não vai expor os alunos e não há previsão de volta presencial para este ano".

TIRA-DÚVIDAS
Por fim, foi iniciado o bate-papo gestão e comunidade interna para esclarecer as principais perguntas da comunidade. Veja a síntese de algumas das respostas apresentadas pela pró-reitora de Ensino, Oneida Cristina, destacamos que outros gestores também participaram deste momento de diálogo tão importante para o IFG!

Por quê da opção por aula remota?
"Para que vocês possam continuar no isolamento social, mas possam continuar também nas atividades da sua formação". Oneida ainda ressalta que serão no máximo 4h diárias de aula remota, que o Departamento irá estruturar e reorganizar o horário.

Como ficarão as aulas práticas?
Os coordenadores em conjunto com os professores farão um estudo de todas as disciplinas e de acordo com as possibilidades irão determinar o que será possível ou não fazer agora.

E os estágios?
O Colegiado de Curso irá avaliar e será repensado o formato do estágio.

Como serão as aulas, se tem série que tem 17 matérias?
Os professores farão uma nova reorganização de seus horários. Como explica Oneida: "A proposta é que vocês tenham todas as matérias mas de forma diferenciada".

CONECTIVIDADE
Ao final, o diretor Reginaldo lembrou dos editais do Programa Conectividade que estão com inscrições abertas e pretendem atender alunos que não tenham internet e nem computador em casa. Se este for seu caso, estudante do Câmpus Valparaíso, clique aqui e saiba como participar!

Em casos de dúvidas sobre o programa Conectividade
Danielle Pereira- 61- 98188-3412 (atendimento das 9h às 22h)
Márcia Cristina- 61- 9117-2360 (das 10h às 16h)
e-mails: marcia.cabral@ifg.edu.br
danielle.costa@ifg.edu.br

Dúvidas em geral
Reginaldo Dias- 61- 91112-9338 (atendimento das 9h às 12h e das 13h30 às 19h)
gabinete.valparaiso@ifg.edu.br

Outros contatos do Câmpus, aqui!

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso