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Projetos de Pesquisa Formosa

Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 19h37 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 11h23
Projetos de Pesquisa 2012 e 2013

Período de realização: agosto de 2012 a julho de 2013.

 

Título do Projeto: Aplicação das leis da física em objeto bidimensional de um ambiente computacional

Orientador: Thiago Gonçalves Dias

Co-orientador: Murilo de Assis Silva

Estudantes:

  • Geraldo Alves Pereira Junior
  • Ruan Cavalcante Barroso
  • Álvaro Lucas Jacinto Santiago
  • Jeferson Lucas Macedo 

Categoria: Iniciação Científica Júnior.

Objetivo: Capacitar e habilitar os discentes participantes, inter-relacionando conhecimentos de disciplinas da grade curricular (em especial Informática, Física e Matemática), proporcionando aos discentes acesso à pesquisa e à produção de novos conhecimentos com o estudo preliminar das leis da Física e aplicação em um objeto de um ambiente computacional.  A criação do ambiente computacional, juntamente com um objeto virtual tem o intuito de servir de alicerce para projetos futuros de ensino de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Formosa.

Resumo: As Leis da Física não devem ser apenas memorizadas e o ensino e a aprendizagem desta ciência podem ser ressignificados pela utilização de recursos tecnológicos. Neste trabalho conceitos, notações e grandezas da Cinemática e Dinâmica como Gravidade, Aceleração, Velocidade, Força de Atrito, Queda Livre, Coeficiente de Restituição e etc., serão estudas para ser aplicada em um objeto bidimensional de um ambiente computacional. Tanto o objeto, quanto o Ambiente serão desenvolvidos com as tecnologias que melhores atenderem as necessidades levantadas. Espera-se neste trabalho capacitar e habilitar os discentes participantes, inter-relacionando disciplinas.

 

 

Título do Projeto: As práticas musicais dos jovens na cidade de Formosa – Goiás

Orientadora: Daniela Oliveira dos Santos

Estudantes: 

  • Guilherme de Ataídes Ribeiro - Bolsista CNPq/IFG
  • Diogo Soares de Campos - Voluntário CNPq/IFG

Categoria: Iniciação Científica Júnior.

Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral conhecer as práticas musicais dos jovens na cidade de Formosa – Goiás.

Resumo: Esse estudo preocupa-se em compreender aspectos da juventude na cidade de Formosa-Goiás, no tocante de suas práticas com a música. Nesse sentido, a investigação se apoiará em estudos da Educação Musical e Sociologia da Música, áreas que têm se dedicado a compreender a relação existente entre pessoas e música. Destacamos a importância dessa pesquisa, visto que a juventude se expressa continuamente por meio de práticas culturais, dentre elas, faço destaque às práticas musicais. Utilizaremos como técnica de coleta de dados a observação e o questionário, sendo que a primeira tem por objetivo conhecer as práticas vivenciadas em diversos locais (praças, ruas, clubes, bares, escolas, igrejas), e a segunda, possibilitará aos jovens, responder sobre seu envolvimento com a música, as estratégias utilizadas para tal envolvimento, e a forma pela qual eles realizam suas práticas, se coletivamente ou de forma isolada. Espera-se ao final dessa investigação, conhecer as práticas musicais dos jovens na cidade de Formosa-Goiás e compreender como tais práticas são construídas.

 

Título do Projeto: A produção literária contemporânea em Formosa – Goiás: um apanhado de poesia e prosa

Orientadora: Gláucia Mendes da Silva

Estudante: 

  • Alessandra Brasileiro de Sousa

Categoria: Iniciação Científica Júnior.

Objetivo: Conhecer os escritores e poetas formosenses, bem como suas obras, buscando promover a divulgação  das mesmas dentro e fora do campus do IFG, visando não só valorizar a cultura local, como também incentivar a continuidade das produções literárias da cidade e da região.

Resumo: A literatura é uma forma de expressão artística e cultural que representa todo um conjunto de experiências vividas pelo homem, dentro de diversos momentos e contextos. Através da produção literária, seja em prosa, seja em poesia, é possível registrar e transmitir um infinito legado histórico, artístico e cultural de um país, de seu povo e de suas diferentes regiões. No cenário brasileiro, a literatura produzida no estado de Goiás, apesar de ter suas primeiras produções datadas do século XVIII, ganhou maior visibilidade somente a partir de meados do século XIX e início do século XX, período no qual poetas e prosadores goianos se destacaram por suas produções que ressaltavam, dentre outros elementos, o amor pela natureza e pelo cerrado. Muito da história e da cultura de nosso estado e de nosso povo está registrada nestes textos, muitas vezes desconhecidos pelo público brasileiro e até mesmo pelo público goiano. Resgatar parte deste legado através da “descoberta” de escritores da região e da cidade em que vivemos, divulgando e valorizando suas produções nos âmbitos escolares e culturais em que interagimos, é um passo significativo na busca da valorização da cultura regional goiana e, consequentemente, da cultura local, ou seja, formosense.

 

 

Título do Projeto: Desigualdade de gênero: um estudo introdutório acerca da valoração social atribuída à diferença estabelecida entre o feminino e o masculino na cidade de Formosa

Orientadora: Kaithy das Chagas Oliveira

Estudantes: 

  • Ana Sara Spindola da Silva - Bolsista CNPq/IFG

Categoria: Iniciação Científica Júnior.

Objetivo: Ampliar os conhecimentos acerca da desigualdade de gênero, constituída a partir de um contexto social e histórico, de forma que seja realizado um estudo introdutório acerca da valoração socialatribuída à diferenciação estabelecida entre o feminino e o masculino na cidade de Formosa.

Resumo: O presente projeto de pesquisa vincula-se à modalidade de Iniciação Científica voltado para estudantes dos cursos técnicos do IFG, tem como objeto fundamental a questão da desigualdade de gênero, a partir de uma reflexão que abarque a valoração social atribuída às diferenças estabelecidas entre o feminino e o masculino, que muitas vezes são compreendias como hierarquia, oposição ou complementaridade. Objetiva, portanto, ampliar os conhecimentos acerca desta temática, constituída a partir de um contexto social e histórico, de modo que seja realizado um estudo introdutório acerca da valoração social atribuída à diferenciação estabelecida entre o feminino e o masculino na cidade de Formosa. A pesquisa de cunho exploratório abarcará os aspectos quantitativos e qualitativos na coleta e análise dos dados, a partir de um aporte teórico histórico e social. Procedendo da seguinte maneira na coleta dos dados empíricos:

i) seleção de três instituições de ensino superior que operam na cidade de Formosa que correspondam às categorias de Privada, Estadual e Federal;

ii) os estudantes (em uma média noventa sujeitos) matriculados em cursos de áreas do conhecimento diferenciadas serão entrevistados (oralmente e por questionário escrito) quanto às concepções que os orientam em relação às questões do gênero e as possíveis desigualdades concebidas nestes discursos;

iii) análises e inferências acerca das respostas obtidas, de modo a oferecer categorias de análises para além das representações mais imediatas e para tanto devem ser articulada aos estudos mais amplos dos conceitos apresentados. Espera-se dos resultados desta pesquisa uma reflexão acerca das concepções que perpassam a compreensão dos estudantes no que tange à ao tema e vivência cotidiana dos aspectos relacionados à desigualdade de gênero presente na sociedade contemporânea.

 

Título do Projeto: Política para quem precisa - um estudo introdutório a partir das concepções dos estudantes formosenses

Orientadora e Pesquisadora: Kaithy das Chagas Oliveira

Estudantes: 

  • Gabriele de Espírito Santo de Oliveira
  • Rafael Amorim de Alcântara

Categoria:

  • Iniciação Científica Júnior.
  • Projeto de Pesquisa Docente

Objetivo: Compreender as concepções elaboradas pela juventude matriculada nos cursos Técnico Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Formosa, acerca da responsabilidade dos mesmos em relação à (im)possibilidade de participação individual e coletiva no campo política, seja no âmbito local, regional ou nacional.

Resumo: A presente proposta de pesquisa visa em primeira instância contribuir para o debate acerca do tema da participação política da juventude formosense, problematizada a partir da análise emblemática das concepções presentes entre os discentes matriculados no ensino médio. Nesse sentido, propõe analisar a compreensão dos mesmos no que se refere à (im)possibilidade de inserção dos indivíduos e coletividades na vida pública dos diversos contextos sociais do plano local, regional e nacional. Objetiva, portanto, ampliar os conhecimentos acerca desta temática, constituída a partir de um contexto social e histórico, de modo que seja realizado um estudo introdutório acerca da concepção dos estudantes sobre os processos de participação política e qual o sentido que os mesmos atribuem a esta possibilidade de participação. A pesquisa de cunho exploratório abarcará os aspectos quantitativos e qualitativos na coleta e análise dos dados, a partir de um aporte teórico histórico e social. Procedendo da seguinte maneira na coleta dos dados empíricos:

i) seleção de três instituições de ensino que ofereçam a modalidade do Ensino Médio e que operam na cidade de Formosa e que correspondam às categorias de Privada, Estadual e Federal;

ii) os estudantes serão entrevistados (oralmente e por questionário escrito) quanto às concepções que os orientam em relação às noções de participação política;

iii) análises e inferências acerca das respostas obtidas, de modo a oferecer categorias de análises para além das representações mais imediatas e para tanto devem ser articulada aos estudos mais amplos dos conceitos apresentados.

 

Título do Projeto: Análise da Atividade Antioxidante de Extratos Polares de Folhas Byrsonima cydoniifolia A. Juss.

Orientador: Omar Arafat Kdudsi Khalil

Estudantes:

  • Gabriela Ribeiro Gontigo
  • Silvia Veida Alves Marins
  • Francyelle Rodrigues de Matos Lopes

Categoria: Iniciação Científica Júnior.

Objetivo: 

  • desenvolver competências e habilidades relacionadas à formação dos discentes dos cursos Técnicos Integrados e Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
    (Campus Formosa), interrelacionando conhecimentos de disciplinas da grade curricular (em especial paraa química e à biologia e disciplinas específicas do curso técnico integrado em biotecnologia e áreas afins) com as práticas, cotidiano, realidades e conhecimentos dos discentes;
  • proporcionar aos discentes acesso à pesquisa e à produção de novos conhecimentos;
  • aprimorar e aperfeiçoar a qualidade institucional do IFG Campus Formosa com a produção e divulgação de novos conhecimentos no meio científico;
  • divulgar a instituição e o seu trabalho à comunidade;
    incentivar e difundir a cultura da pesquisa científica baseada em investigação e práticas laboratoriais, proporcionando o desenvolvimento e o aprendizado crítico e reflexivo dos envolvidos no projeto, em
    especial os discentes;
  • abrir novos horizontes à comunidade acadêmica e inseri-la em novas perspectivas de ensino possibilitando, por meio de pesquisa multidisciplinar, a geração de novos conhecimentos para o desenvolvimento científico como contribuição para a formação de um profissional cidadão, interado das necessidades da sociedade brasileira; 
    demonstrar a importância da biodiversidade brasileira como uma ferramenta para a obtenção de recursos úteis aos vários campos do dia-a-dia do homem.

Resumo: Várias doenças têm sua etiologia ligada ao desequilíbrio entre a formação de espécies reativas e a ação de moléculas antioxidantes no organismo. Uma forma de se combater ou prevenir estas patologias é o uso de produtos que possuam ação antioxidante. Neste cenário, produtos naturais, principalmente as plantas, possuem uma ampla aceitação, não somente devido ao fato de estarem popularmente associadas à ausência de toxicidade (erroneamente), mas também pela ampla aceitação e disponibilidade no Brasil. O bioma cerrado é o segundo maior do país e possui uma diversidade de plantas com potencial medicinal já reconhecido. Neste bioma, há muitas plantas como espécies do gênero Byrsonima com poucos ou nenhum estudo realizados. Desta forma, projetos que investiguem atividades biológicas de espécies deste gênero, como Byrsonima cydoniifolia A. Juss. podem contribuir não somente com a formação dos envolvidos, mas também com a obtenção de informações que podem levar a uma potencial matéria-prima para o desenvolvimento de novos medicamentos, úteis para a prevenção ou tratamento de patologias relacionadas a ação de espécies reativas no organismo.

 

Título do Projeto: Criação de um catálogo didático de produtos e processos em biotecnologia com ênfase nacional

Orientador e Pesquisador: Omar Arafat Kdudsi Khalil

Estudantes:

  • Mariana de Fátima Ramos Marques
  • Paulo Sérgio Batista de Oliveira
  • Deborah Layssa Barbosa Soares

Categoria:

  • Iniciação Científica Júnior.
  • Projeto de Pesquisa Docente

Objetivo: 

- desenvolver competências e habilidades relacionadas à formação dos discentes dos cursos Técnicos Integrados e Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
(Campus Formosa), interrelacionando conhecimentos de disciplinas da grade curricular (em especial para a biologia, disciplinas específicas do curso técnico integrado em biotecnologia e áreas afins) com as
práticas, cotidiano, realidades e conhecimentos dos discentes;
- proporcionar aos discentes acesso à pesquisa e à produção de novos conhecimentos; 
- aprimorar e aperfeiçoar a qualidade institucional do IFG Campus Formosa com a produção e divulgação de novos conhecimentos no meio científico; 
- divulgar a instituição e o seu trabalho à comunidade; 
- incentivar e difundir a cultura da produção intelectual baseada em pesquisa e análise documental científica, proporcionando o desenvolvimento e o aprendizado crítico e reflexivo dos envolvidos no projeto, em especial os discentes; 
- abrir novos horizontes à comunidade acadêmica e inseri-la em novas perspectivas de ensino possibilitando, por meio de pesquisa multidisciplinar, a geração de novos conhecimentos para o desenvolvimento científico como contribuição para a formação de um profissional cidadão, interado das necessidades da sociedade brasileira; 
- demonstrar a importância da biotecnologia como uma ferramenta para a obtenção de recursos - produtos e processos - úteis aos vários campos do dia-a-dia do homem.

Resumo: A biotecnologia engloba uma diversidade de ações e bens obtidos com a participação total ou parcial de um ser vivo. Embora acompanhe o homem antes mesmo que este formasse as civilizações, este ramo da ciência obteve apenas recentemente um status de importância global, não só pela imensa movimentação financeira na área, mas também pela importância e participação fundamental que tem em diferentes áreas como a saúde, ambiental, agrícola, etc. O Brasil é um país que possui um grande potencial de desenvolvimento nesta área devido à sua rica biodiversidade, entretanto seus investimentos em ciência e educação biotecnológica são escassos ou recentes. Isso pode ser exemplificado com a recente criação de cursos de formação específica em biotecnologia, os quais necessitarão de literatura e recursos didáticos específicos e atualizados com o evidente aumento de demanda e de inovação na área. No país, há poucas obras que tratem do tema, ainda mais com enfoque nos processos e produtos gerados em diferentes regiões, fruto não só das diferenças entre os grupos imigrantes que se instalaram e da forma histórica de ocupação dos estados, mas também devido a fatores geográficos e de diferenças relacionadas aos seus desenvolvimentos. Assim, uma forma importante para estimular a biotecnologia no país é incentivar a pesquisa e produção de obras que tratem do tema desde o ensino em nível médio, especialmente o técnico, com a participação de discentes e com o enfoque na biodiversidade nacional. Projetos que estimulem a pesquisa e produção em literatura científica na área, além de estimular o desenvolvimento de recursos humanos em biotecnologia, podem levar à criação de obras que serão utilizadas como fontes para aprendizado e consulta em escolas e instituições de nível médio e superior no país.

 

Título do Projeto: Avaliação dos resultados das analises físico-química de qualidade da água, realizados pela concessionária de abastecimento público no município de formosa-Go

Orientador: Sandro Morais Pimenta

Co-orientadora: Bárbara Nascimento

Estudantes: 

  • Amanda de Souza Almeida
  • Alan Rodrigues da Costa
  • Verônica Pereira de Brito

Categoria: Iniciação Científica Júnior.

Objetivo:  Analisar a variabilidade dos parâmetros físico-químicos de qualidade de água do CórregoBandeirinha, desde a água bruta até o consumidor. 

Resumo: A avaliação de qualidade das águas das drenagens superficiais faz parte do escopo destes estudos e é um instrumento importante da gestão ambiental. Ela consiste, basicamente, na realização do diagnóstico dos aspectos qualitativos e quantitativos das águas, visando à produção de informações e dados necessários para o monitoramento e gestão ambiental. A avaliação da qualidade ambiental de corpos hídricos é destinada às diversas instâncias legais pertinentes, bem como à comunidade científica e ao público em geral. A qualidade da água pode ser alterada por causas naturais que ao longo do tempo evam os ecossistemas aquáticos a incorporarem diferentes substâncias, sem nenhuma contribuição antrópica, mas que podem afetar a sua constituição e as finalidades de seu uso. Entretanto, outros materiais lançados nos corpos hídricos pelas atividades humanas comprometem seriamente a qualidade das águas. A resolução 357/2005 do CONAMA determina que o conjunto de parâmetros de qualidade de água selecionado para subsidiar a avaliação de um corpo hídrico deverá ser monitorado periodicamente, considerando também os parâmetros para os quais haja suspeita de presença ou alteração de determinados componentes que indicam alterações prejudiciais ao meio ambiente. Os resultados do monitoramento deverão ser analisados estatisticamente e as incertezas de medição devem ser consideradas. A concessionária de abastecimento público do município de Formosa-GO, SANEAGO, realiza as analises físico-químicas dos parâmetros de qualidade da água na captação do córrego Bandeirinha. Estas análises são realizadas com frequência mensal. Propõe-se com este projeto a avaliação dos resultados obtidos pelas análises da SANEAGO, com a realização de levantamento do usoe ocupação do solo no entorno do ponto de amostragem e a realização do tratamento preliminar dos dados utilizando a estatística descritiva paramétrica.

 

 

Título do Projeto: A matemática na solução de problemas de otimização e desempenho de biorreatores

Orientador: Thiago Gonçalves Dias

Co-orientador: Giovani Aud Lourenço

Estudantes: 

  • Bruna Blos
  • João Pedro Silva Gontijo

Categoria: Iniciação Científica Júnior.

Objetivo:  A idéia central do trabalho proposto é familiarizar o aluno do curso técnico integrado com a linguagem matemática, escrita e simbólica, sendo essas abordadas no decorrer da pesquisa em exemplos, exercícios e estudos de caso de biorreatores. O aluno/pesquisador deverá ser capaz de esboçar gráficos e analisá-los também para descrever uma situação, bem como aplicar os conceitos de derivação para maximizar e minimizar situações problemas.

Resumo: No presente trabalho estudaremos os conceitos que por vezes são intitulados de pré-cálculo, dando uma abordagem diferenciada que faça o estudante/pesquisador usar essas ferramentas no estudo de limites de funções e de diferenciação, além de técnicas para trabalhar com ambos. Ao acontecer de toda a pesquisa, exemplos e atividades propostas vão tornar o aluno capaz de perceber a importância do estudos desses conceitos, para a matemática bem como para a aplicação em outras áreas do conhecimento como na biotecnologia, estudando a modelagem de bioreatores. Faremos uma fundamentação teórica, sem assumir pressupostos, iniciando as atividades com um estudo dos números reais, suas características e algumas propriedades. Exploraremos os resultados(propriedades, proposições, teoremas etc) abordados no que se refere ao estudo de limites e derivadas para otimizar situações, sendo essas de relevância matemática, tecnológica e biotecnológica, trabalhando assim a interdisciplinaridade das implicações matemáticas.

 

 

Título do Projeto: “Mudar o mundo sem tomar o poder?” Estudo sobre cultura e “Tecnologias Sociais” em Formosa

Pesquisador: Robson dos Santos

Categoria: Projeto de Pesquisa Docente

Objetivo: Investigar a ocorrência de organizações, grupos e práticas culturais existentes na cidade de Formosa que podem ser definidos como tecnologias sociais, buscando compreender suas formas de intervenção social.

Resumo: A presente pesquisa propõe o estudo das chamadas Tecnologias Sociais (TS), isto é, das formas de organização coletiva produzidas por (ou em) articulação com as comunidades e/ou grupos visando a  transformação, a efetivação de direitos sociais ou a estruturação de formas distintas de arranjar a circulação para suas criações. No plano mais empírico - por meio de observação não-participante, da análise de documentos, da etnografia, de entrevistas e da análise de discursos - o trabalho irá mapear e compreender as experiências de tecnologia social no munícipio de Formosa, com foco nas ações do campo cultural.  O estudo permitirá a construção de um panorama mais preciso sobre a existência de TS em Formosa, suas características principais e a presença, explícita ou implícita, de metodologias de TS entre os agentes culturais da cidade. Em um nível mais geral, a investigação permitirá refletir sobre: como os grupos sociais se organizam coletivamente para enfrentar condições de desigualdades? De que maneira os produtores de bens culturais constituem formas distintas de circulação/comercialização dos resultados de seu trabalho? Como a cultura em particular é convertida em ferramenta/metodologia para o enfrentamento dos problemas socioeconômicos? 

 

 

Título do Projeto: A educação para as relações étnicos raciais nos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás: saberes, práticas e sentidos.

Pesquisador: Wellington Santos Ramos

Categoria: Projeto de Pesquisa Docente

Objetivo: - Intenciona descrever, interpretar e compreender quais saberes são selecionados, quais práticas são empregadas e quais sentidos são atribuídos pelos docentes da disciplina Educação para as Relações Étnicos Raciais (ERER) no IFG, especificamente nos cursos de formação de professores em Ciências da Natureza e Matemática. Compreender na perspectiva dos docentes do IFG da disciplina ERER quais os saberes, práticas e sentidos não devem ser desconsiderados na formação de professores comprometidos na construção do combate às práticas racistas que historicamente permeiam as relações sociais no Brasil.

Resumo: O tema proposto, educação para as relações étnicos raciais nos cursos de licenciaturas do IFG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás): saberes, práticas e sentidos, intenciona descrever, interpretar e compreender quais saberes são selecionados, quais práticas são empregadas e quais sentidos são atribuídos pelos docentes da disciplina Educação para as Relações Étnicos Raciais (ERER) no IFG, especificamente nos cursos de formação de professores em Ciências da Natureza e Matemática. Dentro do que se propõe a percepção dos professores do IFG responsáveis peladisciplina ERER, ganha centralidade na investigação, visto que este docente influenciará no trabalho  pedagógico do futuro professor no reconhecimento da diversidade étnico racial, na construção de espaços para que as vozes negadas se manifestem, recuperando histórias/memórias e desafiando a lógica dos  discursos culturais, políticos, e sociais hegemônicos. Dentre outras, a função social da educação se realiza pela ação do professor enquanto ator social. Ademais, investigar a formação de docentes no IFG, agrega dois elementos peculiares e recentes na educação brasileira: de um lado, a oferta de licenciaturas pelos  Institutos Federais e, por outro, a obrigatoriedade do ensino da história do negro e da África na educação básica. Os futuros profissionais docentes egressos do IFG, assim como os das instituições tradicionais de ensino superior, necessitam de uma formação que lhes garantam o domínio de saberes/conteúdos a  ensinar, atitudes/valores a compartilhar e de uma prática docente que lhe permita articular conhecimentos e valores voltados para o reconhecimento e a valorização das diferenças; contestar preconceitos, culturas hegemônicas e discriminações; contribuir para uma construção dialógica da diversidade cultural e da  equidade racial, características que são pressupostos da disciplina ERER.

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