Câmpus Goiânia abre inscrições para projetos de ensino nas áreas de Engenharia

Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 15h10 | Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 18h03

Oportunidades são para estudantes de cursos das áreas das Engenharia Ambiental e Sanitária, Mecânica, Civil e de Transportes matriculados em todos os câmpus do IFG

Estudantes dos cursos de Engenharia do Instituto Federal de Goiás podem se inscrever em dois projetos de ensino promovidos por professores da Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia. Os editais estão disponíveis na página do Departamento de Áreas Acadêmicas 2 (clicando em Editais) e as inscrições vão do dia 3 ao dia 9 de dezembro. Para se inscrever, o discente deverá preencher a ficha que consta no Apêndice 1 de cada edital que deseja participar e enviar para o e-mail da coordenação das ações de ensino (flavio.roldao@ifg.edu.br ), anexando também o boletim escolar.

Os cursos terão cargas horárias de 56 horas distribuídas em encontros síncronos (42h) e atividades assíncronas (14h) que serão entendidas como estudos dirigidos. Esses terão caráter cumulativo, compondo momento de aprofundamento temático, servindo como estratégia de fixação e aperfeiçoamento dos saberes. As plataformas utilizadas para os encontros síncronos serão o Google Meet e o Moodle, como meio de interação entre os cursistas e docentes.

Confira abaixo as informações sobre cada projeto

Estruturas isostáticas: conceitos, exercícios e aplicação computacional

A ação é destinada a estudantes dos cursos das áreas das Engenharias Ambiental e Sanitária; Civil; Mecânica e de Transportes do IFG. A proposta do projeto é familiarizar os estudantes a softwares relacionados à disciplina de Área de Estruturas, tendo em vista o estímulo da aprendizagem para além da sala de aula e a preparação do aluno para o mercado de trabalho. Espera-se também conter os efeitos da evasão e da retenção escolar, uma vez que a execução do projeto estabelece como uma rota complementar às rotinas de estudos aos discentes do IFG.

Dentre os objetivos do curso estão: reconhecer tipos de estruturas aplicáveis às atividades das Engenharias; identificar tipos de apoios e de ações, aplicando-os na construção de modelos conceituais; classificar as estruturas quanto à estaticidade e à estabilidade; deduzir funções e diagramas de esforços seccionais em estruturas isostáticas; modelar e analisar computacionalmente estruturas isostáticas planas.

As inscrições vão do dia 3 a 9 de dezembro e os candidatos devem ter cursado ou estar cursando as disciplinas de Análise Estrutural 1 ou Estática ou Teoria das Estruturas I ou Isostática ou Teoria das Estruturas, de acordo com o curso no qual o candidato estiver matriculado, no âmbito daqueles que compõem o público-alvo. São 30 vagas disponíveis.

A seleção será realizada por meio de sorteio, no dia 10 de dezembro, às 13 horas, com transmissão pelo Google Meet (o endereço eletrônico está disponível no edital). O resultado preliminar será divulgado na página do Departamento de Áreas Acadêmicas 2 no dia 10 de dezembro, com prazo para recurso no dia 11. O resultado final estará disponível na mesma página no dia 13 de dezembro.

Acesse mais informações no edital do projeto de ensino, na página do Departamento de Áreas Acadêmicas 2.

Projeto de Estruturas de Concreto Armado via Sistema TQS (Nível 1)

Esse projeto de ensino tem como público-alvo discentes dos cursos das Engenharias Ambiental e Sanitária e Civil do IFG. A ideia é capacitar os alunos a trabalharem com softwares, como o Sistema CAD/TQS, com os quais as entregas de projetos de estruturas de concreto armado podem ser mais assertivas e eficazes. São 30 vagas disponíveis.

Os objetivos da ação são: estabelecer conexão entre o ato de projetar estruturas e a modelagem computacional; modelar uma edificação de um pavimento no sistema CAD/TQS; processar e analisar os esforços, as flechas e os detalhamentos do edifício-alvo; preparar as plantas que compõem o projeto estrutural; simular rotinas para otimizar o plano de corte de dobra das armaduras de um edifício e analisar os efeitos da variação da geometria dos elementos estruturais do edifício-alvo.

Para se inscrever, o candidato deve ter cursado ou estar cursando as disciplinas de Concreto I ou Concreto Estrutural I ou Projeto de Estruturas de Concreto I ou Projeto e Estruturas de Concreto I, de acordo com o curso no qual estiver matriculado, sendo eles Engenharia Ambiental e Sanitária ou Civil.

O sorteio das vagas será realizado no dia 10 de dezembro, às 15 horas, com transmissão pelo Google Meet (o endereço eletrônico está disponível no edital). O resultado preliminar será divulgado na página do Departamento de Áreas Acadêmicas 2 no dia 10 de dezembro, com prazo para recurso no dia 11. O resultado final estará disponível na mesma página no dia 13 de dezembro.

Mais informações disponíveis no edital hospedado na página do Departamento de Áreas Acadêmicas 2, clicando na aba Editais.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.