III Secita

Oficinas e visitas técnicas marcam a Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 18h00 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 17h39

As visitas técnicas tiveram o objetivo de fazer com que os alunos conhecessem o ambiente industrial e o processo produtivo de bebidas

Diferentes oficinas e visitas técnicas marcaram a programação da III Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Secita) do IFG-Câmpus Inhumas. A abertura oficial foi na segunda-feira, às 19 horas, com apresentações de dança coordenadas pelo professor de Educação Física Adriano Martins dos Passos, e também uma palestra, com o tema Regulamentação da Rotulagem de Alergênicos, ministrada pela biomédica Tânia Maria de Souza Agostinho, coordenadora do Setor de Fiscalização na Área de Alimentos da Vigilância Sanitária de Goiânia.

Cerca de 140 estudantes se inscreveram para as atividades da III Secita, segundo a professora Talita Pereira Baêta dos Santos, coordenadora do evento em conjunto com o professor Flávio Thihara Rodrigues. As atividades foram planejadas de forma a atender aos cursos Técnico em Agroindústria, Técnico em Panificação (modalidade Educação de Jovens e Adultos) e Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. "Ofertamos oficinas com temas como Uso de Micro-ondas Laboratorial para Procedimentos Químicos, Panificação sem Glúten, Análise Sensorial de Cerveja (para maiores de 18 anos) e Queijo Minas Frescal e Ricota Temperada", destacou.

Palestras

Com relação às palestras, a Semana Acadêmica contou com a participação de pesquisadores, de representantes de importantes órgãos, como a Vigilância Sanitária de Goiânia, e de empresas de grande porte no mercado, como Cargill e JBS. O evento teve ainda uma palestra sobre Substâncias Tóxicas Presentes em Alimentos, ministrada pelo professor Armando Garcia Rodriguez, da Universidade Federal de Goiás (UFG), doutor em Bioquímica e Biologia Funcional.

Realizadas na terça e na quarta, as visitas técnicas tiveram o objetivo de fazer com que os alunos conhecessem o ambiente industrial e o processo produtivo de bebidas (sucos, refrigerantes, cerveja, energético, entre outros), segundo a professora Talita. Foram realizadas visitas ao Grupo Imperial e à Cervejaria Colombina, ambos localizados na região metropolitana de Goiânia.

"As visitas técnicas permitem que os alunos visualizem diversos aspectos estudados em sala de aula, como Procedimentos Operacionais Padrões, Boas Práticas de Fabricação, fluxo de produção e layout da indústria, laboratórios de Controle de Qualidade, Microbiologia, Análise Sensorial e Físico-químico", disse Talita. Além dos dois coordenadores do evento, as professoras Simone Silva Machado e Beatriz dos Santos Siqueira também acompanharam os alunos durante as visitas técnicas.

Interação

O estudante Rodrigo Porfírio dos Santos, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuou como monitor na comissão organizadora da III Secita e disse que todas as atividades contribuíram muito para a ampliação de conhecimentos das turmas e a interação com o mercado de trabalho. "Todos os temas foram muito interessantes. A visita técnica à Cervejaria, por exemplo, foi excelente. A empresa é pequena e fomos recepcionados com a maior atenção pelos profissionais de lá, que explicaram todo o processo de produção", relatou.

"Foram muitas as atividades realizadas e estamos felizes com a participação dos alunos. Ao todo, também tivemos três apresentações culturais e uma mesa redonda com egressos do curso Técnico em Alimentos do IFG-Campus Inhumas discutindo os desafios do mercado de trabalho", ressaltou Talita.