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Implantada comissão para elaboração de plano de tecnologia da informação

Foi implantada no Instituto Federal de Goiás (IFG), a partir dos desdobramentos da última reunião do Comitê Gestor de Tecnologia de Informação (CGTI)  da Instituição, uma comissão responsável por elaborar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para o biênio 2016-2017. O documento representa um instrumento de gestão para a execução das ações de tecnologia da informação do IFG e possibilitará justificar os recursos aplicados em TI. Um dos objetivos do plano é o de melhorar o gasto público e o serviço prestado ao cidadão, na área de tecnologia da informação.


De acordo com a comissão implantada que irá elaborar o PDTI, que é obrigatório nas instituições federais, a aplicação dos principais processos das fases de preparação e diagnóstico do modelo de referência do plano permitirá compreender a estratégia organizacional, posicionar a TI na Instituição, além de entender as necessidades relacionadas aos objetivos do IFG.

Na comissão, participam representantes dos câmpus e da Reitoria das áreas de negócio e de TI. Esses servidores deverão realizar o trabalho conforme as orientações do guia de elaboração do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Ao final do planejamento, os membros da comissão deverão entregar o documento para a aprovação do Comitê de TI e, posteriormente, ao Conselho Superior do IFG.

 


Objetivos e etapas

Segundo o líder do projeto, servidor Cristiano Domingues da Silva, dentre os objetivos da elaboração do plano estão: a identificação e a sistematização das estratégias estabelecidas nas principais políticas e planos governamentais e organizacionais, o alinhamento entre as estratégias e ações da TI com as estratégias institucionais, além da identificação das necessidades da TI, através da execução dos processos da fase de diagnóstico do modelo de PDTI do SISP, visando atender os objetivos do IFG, entre outras questões.

Para a equipe que faz parte da comissão, está prevista para os próximos meses a elaboração de um plano de trabalho do PDTI, além da consolidação do inventário de necessidades e do estabelecimento da minuta do Plano Diretor de Tecnologia de Informação.  A comissão terá até o dia 11 de dezembro de 2015 para entregar o documento final ao Comitê de TI. A primeira reunião dos membros da comissão está marcada para o dia 3 de setembro, às 9h, na Reitoria do IFG.


Saiba mais sobre o PDTI em http://www.ifg.edu.br/dti/plano-diretor-de-ti