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Educação a Distância IFG

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Rede e-Tec Brasil

Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos serão ministrados por instituições públicas.

O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos. Aos estados, Distrito Federal e municípios cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos cursos.

Fonte: Ministério da Educação


Educação a Distância

A Educação a Distância surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, sendo hoje primordialmente realizada por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Essa modalidade caracteriza-se pelo processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Para que isso aconteça são utilizadas diferentes tecnologias, como programas computacionais, livros e os recursos da internet disponíveis no ambiente educacional.

Os cursos ofertados a distância permitem maior flexibilidade na participação do aluno, que deverá gerenciar seu espaço e tempo, realizando as tarefas nos momentos que mais forem adequados à sua agenda.

O EaD deve pautar-se pelos mesmos propósitos e diretrizes dos cursos presenciais que buscam, necessariamente, o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis para a prática do exercício profissional.


Diretrizes

O decreto n° 5.622 dita que ficam obrigatórios os momentos presenciais para avaliação, estágios, defesas de trabalhos e conclusão de curso. Classifica os níveis de modalidades educacionais em educação básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior. Os cursos deverão ter a mesma duração definida para os cursos na modalidade presencial.

A EaD fundamenta-se primordialmente nos quatro pilares da Educação do Século XXI publicados pela UNESCO, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Assim, a Educação deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina.

Atualmente, a educação a distância possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos.