Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Colégios estaduais participam do projeto Viva o Livro no Câmpus Itumbiara
extensão

Colégios estaduais participam do projeto Viva o Livro no Câmpus Itumbiara

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 10h32 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 09h06

Na mesma manhã as turmas também participaram do “Conhecendo o IFG” e assistiram à palestra sobre matemática

Equipe da biblioteca do Câmpus junto ao professor Eliton Pereira (centro)

Publicar um livro é um processo minucioso, demorado e caro? Pode até ser, mas se o autor buscar as ferramentas certas e boas parcerias conseguirá “dar vida” a sua obra mais facilmente e até gratuitamente. Foi sobre isso que o pesquisador e professor do Câmpus Aparecida de Goiânia, Eliton Pereira, discursou durante palestra realizada no IFG de Itumbiara na manhã de ontem, 28, para cerca de 200 estudantes. A atividade é parte do projeto de extensão Viva o Livro: interação entre autores e estudantes da rede pública, da Editora IFG, e que tem o objetivo de “incentivar a leitura entre os jovens e demonstrar a importância que o ato de ler tem para a construção do conhecimento de si e do mundo”.

Além explicar as principais etapas de construção de um livro, o palestrante falou sobre as dificuldades e soluções da trajetória na universidade e discutiu acerca dos desafios da escrita. Eliton também fez questão de ressaltar as práticas realizadas ao longo de sua vida acadêmica e que foram essências para sua carreira profissional. Entre os pontos principais, ele destacou a importância de ter o hábito diário da leitura e do estudo aliado à disciplina, da participação na iniciação científica e em projetos de pesquisa e da constante qualificação.

Ao final da palestra, foram sorteados brindes do Câmpus e exemplares do livro Música, educação e informática: gênese e construção de conceitos musicais na escola, de autoria do palestrante. Veja fotos das atividades aqui.

De acordo com o proponente do projeto e revisor da editora IFG, Olliver Mariano Rosa, a mobilização em torno do Viva o Livro “(...) pretende divulgar a produção editorial do Instituto, demonstrar para os estudantes das escolas públicas a importância da leitura e da escrita e estabelecer um mecanismo de aproximação entre pesquisa, ensino e extensão, com base no processo de produção de livros”.

Conhecendo o IFG
Além do Viva o Livro, as turmas dos colégios Adoniro Martins de Andrade e José Flávio Soares também visitam os principais laboratórios do Câmpus Itumbiara, dialogaram com professores da Engenharia e da Química e ainda assistiram a palestra sobre a Matemática, área que foi tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) deste ano.

Uma das visitantes foi a jovem Gabriele Aparecida Oliveira que revelou ter vindo pela primeira vez ao Câmpus e que gostou muito da estrutura da Instituição. Ela afirmou também que os laboratórios da Unidade “são maravilhosos”, e disse ainda que participou do Enem deste ano e pretende usar a nota para tentar uma vaga no curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itumbiara.

Antes da palestra do Viva o Livro, os participantes foram agraciados com declamação de poesia de cordel e apresentação musical

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.