Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para 1ª Oficina de Foguetes de Garrafa Pet do IFG Anápolis
Início do conteúdo da página
Inovação

Inscrições abertas para 1ª Oficina de Foguetes de Garrafa Pet do IFG Anápolis

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 15h16 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 13h18

A atividade tem o objetivo de preparar os alunos do Câmpus para participar da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Oficina de foguetes realizada na UnB
Oficina de foguetes realizada na UnB

O Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) promove na tarde da próxima terça-feira, 9 de abril, a sua 1ª Oficina de Foguetes de Garrafa Pet. São ofertadas 30 vagas para os estudantes da unidade de ensino. A atividade visa preparar os alunos para participar da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em lançar obliquamente foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.computacaoifg.com.br/gci.

A oficina será ministrada pelos professores da Universidade de Brasília (UnB) Alessandra Lisboa e Marcos Barbosa em dois espaços do Câmpus: Miniauditório (Multimeios 3) e área destinada à pista de atletismo. A atividade tem a organização do professor Sérgio Filgueira, que atua no ensino de Física no Câmpus Anápolis. O trabalho será desenvolvido em duplas ou trios e terá duração aproximada de três horas (14h às 17 h). O tempo será dividido em quatro etapas: parte teórica, construção de foguetes, lançamentos dos mesmos e um momento final com os participantes para diálogos e avaliações.

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site www.oba.org.br na seção CADASTRO DE ESCOLAS. O cadastro é único para participar da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e/ou MOBFOG.

 

Para participar da oficina, é preciso que os estudantes inscritos levem os seguintes itens:

✓2 garrafas PET iguais (mesma marca, de 1,5 ou 2 litros). Não pode ser retornável;

✓ Papelão para fazer as aletas (asas);

✓ Fita durex larga;

✓ Tesoura, estilete;

✓ Sacolinha plástica de mercado para o peso;

✓ 1 papel cartão para o pico do foguete;

✓ Fita adesiva colorida para enfeitar/personalizar os foguetes.

 

 

Esta matéria foi atualizada: ao contrário do que foi informado anteriormente, as imagens foram tiradas na UnB e não no Instituto Federal de Brasília (IFB). Pedimos desculpas pelo equívoco.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página