Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto selecionado no Edital Oficinas 4.0 disponibiliza cinco bolsas para estudantes do Câmpus Anápolis

Publicado: Segunda, 02 de Janeiro de 2023, 10h16 | Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 17h19

Bolsas são no valor de R$800, para estudantes do ensino superior e R$600, para os do ensino médio

O Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás – IFG está entre as instituições contempladas pelo Edital SETEC 83/2022, denominado Oficinas 4.0. O objetivo do Edital é selecionar propostas de instituições de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para a implementação de programa de capacitação de estudantes denominado Oficinas 4.0. O projeto aprovado pelo Câmpus Anápolis tem como título:  "Plataforma Inteligente para Recomendar Vagas de Emprego e Selecionar Candidatos" e envolve alunos do curso de Ciência da Computação e também dos cursos técnicos. De acordo com o Edital, a execução do projeto possui duas fases: cursos de formação e execução de um projeto dentro das áreas Oficinas 4.0. Os estudantes selecionados receberão bolsas no valor de R$800, para alunos do curso superior (2 vagas), e R$600, para alunos do ensino médio (3 vagas). As inscrições dos candidatos às bolsas será no período de 05/01 a 07/02/2023.

As inscrições são gratuitas e para se inscrever, o estudante interessado deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível aqui, dentro do período determinado e anexar os seguintes documentos: Currículo vitae e histórico escolar atualizado. A seleção se dará em duas etapas: análise de currículo e histórico escolar e entrevista. Os candidatos selecionados para a segunda fase, entrevista/arguição, deverão também encaminhar uma carta individual, na qual responderão à pergunta: por que eu deveria ser selecionado para o projeto Oficinas 4.0?

O projeto conta com a parceria da Prefeitura de Anápolis, via CEITEC e sua execução, de acordo com o Edital, exige a parceria com uma instituição pública ou privada e ainda a participação de escolas da rede pública de ensino. As escolas que assinaram o termo de parceria com o projeto do IFG Anápolis são: Centro de Ensino em Período Integral Dr. Mauá Cavalcante Sávio e Escola Municipal Deputado José de Assis.

Os alunos do ensino médio e do ensino superior do câmpus irão executar um projeto na área de Inteligência Artificial. A proposta apresenta um software com uso de aprendizado de máquina para que possa aprender o comportamento de um departamento de recursos humanos e conseguir fazer com efetividade a distribuição de currículos às ofertas de vaga disponíveis.

A ideia do projeto Oficinas 4.0 é que os estudantes, ao longo de dez meses, façam uma imersão em atividades de capacitação e pesquisa aplicada. Os estudantes de Anápolis poderão ter cursos na área de desenvolvimento de software mobile, inteligência artificial, empreendedorismo, robótica, gestão de projetos e tantos outros que irão contribuir no desenvolvimento do projeto. Além disso, o projeto estará indo às escolas públicas da cidade oferecendo workshop sobre Inteligência Artificial (IA) e criação de currículos.

As atividades propostas terão início em março de 2023.

O projeto

De acordo com o coordenador local do projeto, professor Daniel Xavier de Sousa,  empregabilidade e trabalho sempre foram temas muito importantes para os poderes públicos, a população geral e para as empresas. Existem diversas formas de tratar essa questão, mas reduzir a distância entre quem busca emprego e empregadores é uma linha que têm atraído diversas instituições.

Motivado pelo forte avanço na área de Inteligência Artificial, o setor privado tem financiado internamente várias revoluções na tarefa de disponibilizar as vagas em plataformas online e nos métodos de seleção de novos funcionários. Contudo, algumas empresas de menor porte e instituições do setor público que não possuem acesso a essas tecnologias, precisam tratar com muita dificuldade um grande volume de dados, entre currículos e vagas de emprego.

Para mitigar esse problema, propôs-se uma Plataforma Inteligente para facilitar a tarefa de quem procura um emprego, e de quem seleciona candidatos para suas vagas. Essa proposta havia sido levantada pela Prefeitura de Anápolis e a ideia é aproveitar toda a capilaridade da prefeitura na cidade para construir uma grande base de dados entre oportunidade e currículos, e conjugar com isso técnicas no estado-da-arte de Sistemas de Recomendação, Processamento de Linguagem Natural e Desenvolvimento Web.

Ainda de acordo com o professor Daniel, com a construção da Plataforma, espera-se como resultados: 1) diminuir o tempo e o número de tentativas de pessoas que buscam empregos, recomendando vagas de empregos que possuem maior aderência ao perfil do candidato; 2) facilitar o processo de seleção de novos funcionários das empresas, fazendo a recomendação de currículos que tendem a ser mais assertivos às necessidades, 3) construir um grande conjunto de dados que possibilite gerir, analisar e prospectar ações que aumentem a empregabilidade na cidade de Anápolis, 4) fortalecer a formação dos nosso alunos, seja na experiência de construção da ferramenta, seja no contato com os alunos da escola básica que receberão workshops sobre construção de currículos profissionais e desmistificação dos conceitos de Aprendizado de Máquina.

Acesse:

Formulário de Inscrição