Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sarau Cultural e Roda de Conversa marcam Semana do Livro e da Biblioteca no IFG Aparecida
Semana do Livro e da Biblioteca

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 19h54 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 19h54

A programação local foi realizada na quarta e na quinta-feira, dias 26 e 27 de outubro, e integrou a II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do SIB/IFG

A Biblioteca do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia realizou nesta quarta-feira, 26 de outubro, a V edição do Sarau Cultural, em que os talentos artísticos da comunidade acadêmica são apresentados a alunos e servidores. A edição deste ano marcou o retorno dos eventos presenciais após a pandemia e incluiu a premiação do desafio Jogos Literários, realizado com alunos no decorrer do mês de outubro. O Sarau Cultural abriu a programação local da II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Goiás (SIB/IFG), que inclui todas as demais bibliotecas da instituição em atividades de 25 a 27 de outubro. A programação local contou também com uma roda de conversa na quinta-feira, com o tema “Educação Financeira para Servidores Públicos”.

O V Sarau Cultural do IFG Aparecida foi aberto pelas bibliotecárias Thalita Franco dos Santos Dutra e Suzane Gonçalves Duarte Peixoto. O evento mesclou apresentações de música e dança, com a declamação de poesia e outros textos literários, envolvendo bastante a plateia presente no miniauditório B. Os estudantes aplaudiam com entusiasmo os colegas e servidores que mostravam seus talentos. Thalita destacou que a Literatura tem grande capacidade de transformar a vida das pessoas e fez alusão ao livro “A ridícula ideia de nunca mais te ver”, de Rosa Monteiro, que fala da capacidade que a criatividade tem de transformar sofrimento em beleza e do potencial da literatura em reduzir a dor do indivíduo ao uni-lo à humanidade. Ela agradeceu a todos os participantes -- artistas e comunidade expectadora -- por tornar o Sarau possível.

A primeira apresentação do dia foi um vídeo da filósofa Camila Villas Boas Ribeiro, interpretando o poema “A leitura, uma necessidade da alma”, de autoria de Délia Steinber Gúzman. O vídeo havia marcado também a abertura da II Semana Nacional do SIB/IFG. As apresentações da comunidade acadêmica do IFG Aparecida tiveram início com a dupla de dançarinos Wanderson dos Santos e Karitha Lauany, dos cursos técnicos integrados em Alimentos e em Química, respectivamente. Eles dançaram ao som da música “When the party’s over”, de Billie Eilish.

Mais apresentações e premiações

A tarde cultural contou ainda com as seguintes apresentações: a leitura de uma adaptação do conto “Bibliotecas”, de Valter Hugo Mães, feita pela estagiária da Biblioteca, Carol Damásio Bueno; a execução em voz e violão da música “Deus me ama”, interpretada pelo servidor técnico administrativo Diego Inocêncio Amaral da Silva; a execução em voz e piano, da música “Runaway”, que foi um sucesso no auditório sob interpretação da estudante Paolla Vieira dos Santos. O servidor Diego Inocêncio também acompanhou, ao violão, as interpretações da servidora Daniela Rodrigues Rezende e da estudante Bruna Pereira, que cantaram, respectivamente, as músicas “Bondade de Deus” e “Amigo mais certo”. A poesia se fez presente na apresentação do texto autoral da estudante Jay Barbosa, intitulado “Me falta coragem”, e em um jogral do poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, declamado pelos servidores Suzane Gonçalves, Fernando Cesar dos Santos, Filipe de Sousa Costa e Danielly Alves Santos e a estagiária Carol Bueno.

Momento muito aguardado no V Sarau Cultural da Biblioteca do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia foi a premiação do desafio Jogos Literários, uma inovação nas edições do Sarau. Durante todo o mês de outubro, estudantes de todo o câmpus puderam participar de games em que testaram e estimularam seus conhecimentos em Literatura e Língua Portuguesa, valendo pontos. Os quatro participantes mais bem pontuados foram, Bernardo de Morais Pinto (1º), Peterson Matheus dos Santos (2º), Yasmin Lorrana de Oliveira Freitas (3º) e Geovanna Pereira Vasconcelos (4º). Eles foram premiados com livros, vale-livros e medalhas confeccionadas pelo bibliotecário Eduardo Resende, do Câmpus Itumbiara, especialmente para o Sarau Literário do IFG Aparecida.

Roda de conversa

Realizada na véspera do Dia do Servidor Público, a roda de conversa “Educação financeira para servidores públicos” integrou o segundo dia da programação da Semana da Biblioteca no IFG Aparecida. A conversa foi conduzida por Rodrigo Arantes, que é contador, educador financeiro e servidor técnico administrativo na Coordenação de Gestão Orçamentária e Financeira do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Rodrigo promoveu um bate-papo descontraído com os servidores participantes, em que foram abordadas vários aspectos relacionados à educação financeira. Ele apresentou exemplos de situações reais do cotidiano e falou da importância do planejamento para a realização de projetos pessoais causar endividamento, entre outros pontos.

IMAGENS DO SARAU CULTURAL

IMAGENS DA RODA DE CONVERSA