Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFG e de escolas municipal e estadual participam de evento pela Semana da Consciência Negra no Câmpus Aparecida de Goiânia
Início do conteúdo da página
Consciência Negra

Estudantes do IFG e de escolas municipal e estadual participam de evento pela Semana da Consciência Negra no Câmpus Aparecida de Goiânia

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 15h24 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 08h52

A atividade foi organizada pela CPPIR do IFG Aparecida em parceria com a Coordenação de Igualdade Racial da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Apresentação de "Música de Terreiro" - percussão afro-brasileira na Oficina da Semana da Consciência Negra
Apresentação de "Música de Terreiro" - percussão afro-brasileira na Oficina da Semana da Consciência Negra

A Quadra Poliesportiva do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG sediou na manhã desta quarta-feira, 23 de novembro, a Oficina da Semana da Consciência Negra, que consistiu em uma série de apresentações artísticas pela Semana da Consciência Negra, evento que está sendo realizado simultaneamente à V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec). A atividade foi organizada pela Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) do IFG Aparecida e pela Coordenação de Igualdade Racial da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Além dos alunos do IFG, estavam presentes estudantes da Escola Municipal Serra das Areias e da Escola Estadual Jardim Cascata, localizadas em regiões onde há comunidades quilombola na cidade de Aparecida. Eles puderam conhecer as instalações do câmpus e receber informações sobre o IFG, em ação associada ao projeto “Conhecendo o IFG”.

As apresentações culturais destacaram, principalmente, aspectos da cultura afro-brasileira, em música, dança e teatro. Foram realizadas as performances A Confissão do Caboclo (Edson Oliveira), Mãe Terra (Moana e Tefit), Axé (Juranjackson), A Cor da Minha Pele (Mayara Brandão) e Música de Terreiro (Percussão Afro-brasileira). Além das apresentações artísticas, houve pronunciamentos de autoridades do IFG, da Prefeitura e da comunidade de Aparecida.

“Precisamos falar especificamente de pessoas negras, porque vivemos em um país racista, que se mostra na negação das pessoas afrodescendentes, pelos seus cabelos, pela cor de sua pele, pelas religiões de matriz africana”, afirmou a coordenadora da CPPIR, professora Keith Daiani da Silva Braga, que organizou a atividade com o professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira, também membro da CPPIR no câmpus. Keith comentou que o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma data reconhecida oficialmente no calendário oficial do IFG, como momento de desenvolver a consciência para a história, para as resistências e para a cultura afro-brasileira. O diretor de Igualdade Racial da Prefeitura de Aparecida, André Luiz de Souza, destacou a importância das atividades culturais para combater preconceitos e violência e disse querer que o município de Aparecida de Goiânia seja referência em ações pela igualdade racial.

 

Diversidade

A mesa de autoridades foi integrada também pelo diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, professor Eduardo de Carvalho Rezende; o secretário de Articulação Política de Aparecida de Goiânia, Divino Ajax, que esteve representando o prefeito Vilmar Mariano; o pastor Modiel Dorval, da Igreja Metodista Haitiana; Mãe Maria Baiana, que representou as religiões de matriz africana; A superintendente de Ensino do município, professora Idelma Oliveira, que esteve representando o secretário municipal de Educação, professor Divino Gustavo; e o secretário municipal de Cultura, Weider Moreira. Estiveram também presentes, a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG Aparecida, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira; a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Mara Lina Rodrigues; a gerente de Administração, técnica administrativa Raíssa Regis da Silva; servidores do IFG e das escolas convidadas.

O diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, Eduardo Rezende, falou da diversidade de eixos de formação presentes na instituição e também sobre as atividades que estão sendo realizadas na Secitec, envolvendo várias áreas do conhecimento em programação integrada às atividades da Semana da Consciência Negra. Ele disse ter ficado feliz com a presença dos estudantes externos e fez a eles o convite para que sejam futuramente alunos do IFG. O representante do prefeito e secretário de Articulação Política, Divino Ajax, parabenizou educadores e estudantes de todas as escolas presentes e falou da importância da conscientização sobre a igualdade entre as pessoas. Mãe Maria Baiana disse ter 47 anos de luta contra o preconceito. “Trago as minhas origens atravessadas na minha pele”, falou. Ela comentou como sinal de busca pela igualdade na sociedade a sua presença no evento e a do, também negro, pastor Modiel, da Igreja Metodista. Foi mestre de cerimônias da atividade, o cerimonialista da Prefeitura de Aparecida, Cristiano Vieira.

 

Conscientização antirracista

A quadra poliesportiva estava decorada com cartazes feitos em cartolina por alunas do IFG, destacando frases contra o racismo, enaltecendo a cultura afro-brasileira e indicando leituras de livros de autores que contribuem com a conscientização antirracista. Os participantes também recebiam, na entrada do local, panfletos informativos abordando conceitos, história, legislação e saúde.

A Semana da Consciência Negra está com outras atividades no decorrer de toda a programação da V Secitec, de 21 a 23 de novembro, como as oficinas “Saúde, Saúde Pública e racismo no Brasil”, “Estudantes em Foco: o que é ser uma pessoa negra? Quais as minhas experiências de ser negro ou negra no IFG?”, “Identidade e autoestima de meninas e mulheres negras”, ministradas pelos professores Marcos Flávio Mércio de Oliveira e Keith Daiani da Silva Braga, além de ter tido a temática inserida na palestra e em apresentações artísticas na abertura do evento com a V Secitec.

 

Confira a Programação Completa da V SECITEC e Semana da Consciência Negra

 

Acesse aqui as imagens da Oficina Cultural realizada em parceria do IFG Aparecida de Goiânia com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página