Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Gepex do IFG Aparecida parabeniza comunidade acadêmica pela participação na FECIN e no SICT
FECIN + SICT

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 13h19 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 13h50

A gerente Gláucia Vieira destacou a importância da participação de servidores e alunos para a valorização da ciência e incentivo a novos pesquisadores

Participantes do Câmpus Aparecida de Goiânia na FECIN

A Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) destacou a importância da participação da comunidade acadêmica no 16º Seminário de Iniciação Científica (SICT) e da 1ª Feira de Ciências (FECIN) do IFG, para divulgação das pesquisas realizadas no câmpus e para estímulo ao trabalho de novos pesquisadores. O 16º SICT foi realizado no dia 18 de outubro e a FECIN no dia 19, ambos no espaço Hub Goiás.

“Parabéns aos estudantes e pesquisadores que apresentaram no Seminário de Iniciação Científica e na 1ª Feira Integrada de Ciências! O trabalho de vocês é vital para o avanço da Ciência e Tecnologia, que desempenham um papel fundamental no progresso da sociedade. Agradeço aos orientadores,  estudantes, monitores, ao Corpo Composto e a Exposição Mulheres Filósofas”, afirmou a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG Aparecida, Gláucia Rosalina Machado Vieira, após o encerramento dos dois eventos.

A FECIN e o SICT foram uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Ensino. A organização local foi responsabilidade da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão dos câmpus.

Premiados na FECIN

Na Feira Integrada de Ciências, o Câmpus Aparecida de Goiânia foi premiado com o projeto “Moda e Sustentabilidade: Uma proposta de reciclagem de resíduos têxteis para Animais Domésticos (PETs)”, que conquistou o segundo lugar na categoria “EJA na Ciência” - nível Ensino Médio, na 1ª Feira Integrada de Ciências (FECIN) do IFG, encerrada nesta quinta-feira, 19 de outubro.

O projeto premiado é de autoria das estudantes Priscilla da Paz Xavier da Silva, Maria Conceição Pereira Rocha Gomes e Andrea Oliveira dos Santos Moura, do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário. O trabalho teve orientação do professor Regis Puppim e foi co-orientado pelos professores Elisângela Tavares e Gabriel Camargo.

Com o tema “IFG+CIÊNCIA: Inovação e tecnologias na transformação e inclusão social”, a Feira apresentou ao público trabalhos científicos de estudantes das escolas públicas ou conveniadas do Estado e do próprio IFG. Foram selecionados para exposição trabalhos desenvolvidos no IFG e em 26 escolas públicas das redes municipal ou estadual de educação, de 14 municípios diferentes.

A Gepex do IFG Aparecida foi responsável pela inscrição de escolas da região de Aparecida de Goiânia, que também teve premiação na categoria “Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes”. O estudante Rogério Francisco Leite, do Colégio Estadual Jesus Conceição Leal, foi premiado com o projeto Conexão Musical.

Projetos do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia e de escolas de Aparecida de Goiânia apresentados na FECIN

Arte e conhecimento

O Câmpus Aparecida de Goiânia também levou ao público participante da Feira Integrada de Ciências uma performance do grupo Corpo Composto. Sob direção da professora Giovana Consorte, o grupo apresentou um trecho do espetáculo “Uma dança para além do livro”. Participaram da apresentação, os estudantes Bruna Walker da Silva Melo, Izadhora Oliveira Costa, Rafaela Alves Pereira, Rérald de Matos Gomes, Vitória Souza de Almeida, Jay Barbosa, Káritha Lauany Santana de Sousa Silva e Wanderson dos Santos Carvalho Lima.

Por sua vez, o professor Giovani Cormelatto, colocou à disposição do público, a exposição Mulheres Filósofas. Resultado do trabalho de pesquisa de diversos alunos, a mostra contou com algumas estudantes fazendo a exposição dos paineis: Karina de Jesus, Maria Fernanda Neiva, Eduarda Silva Correia, Luma Pereira Marinho, Jasmim Laysa e Lorrayne Fernandes.

Participantes da SICT

O 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), evento interno do IFG, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas pelos servidores e alunos da própria Instituição, teve a participação de 16 estudantes do Câmpus Aparecida de Goiânia nas apresentações orais e de pôster. O SICT não tem premiação.

Trabalhos dos pesquisadores cientistas do IFG Aparecida e de seus orientadores no SICT

Álbum de fotos do 16º SICT e da 1ª FECIN

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia