Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca do IFG Aparecida tem ampla programação para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Biblioteca

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 11h42 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 11h42

As atividades que valorizam a cultura e a busca pelo conhecimento estão sendo desenvolvidas de 17 de outubro a 17 de dezembro, em ação integrada ao SIB/IFG com o tema “Bibliotecas e sustentabilidade: práticas para um mundo melhor”

A Biblioteca do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG está com uma programação muito especial para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. As atividades foram iniciadas dia 17 de outubro e prosseguem por dois meses, até 17 de dezembro. O tema do Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB/IFG em 2023 é “Bibliotecas e sustentabilidade: práticas para um mundo melhor”, o que inspirou as atividades que estão sendo desenvolvidas no IFG Aparecida.

As bibliotecárias Thalita Franco dos Santos Dutra e Suzane Gonçalves Duarte estiveram envolvidas na programação do SIB no espaço HUB Goiás, nos dias 18 e 19 de outubro, simultaneamente à realização do 16º Seminário de Iniciação Científica (SICT) e da 1ª Feira de Ciências (FECIN) do IFG. As ações do câmpus no decorrer do ano também estão sendo realizadas em parceria com o SIB/IFG.

Confira a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do IFG Aparecida e participe:

Árvore colaborativa

Tema da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do SIB IFG 2023, “Bibliotecas e sustentabilidade: práticas para um mundo melhor”, a árvore colaborativa do Câmpus Aparecida de Goiânia vem sendo criada desde o início de outubro e cada usuário tem dado o seu toque especial à nossa árvore. “Venha você também pintar um pedacinho da nossa árvore”, diz o convite da Biblioteca do câmpus a toda a  comunidade acadêmica.

Coleção IFG

Como parte da programação, a Biblioteca inaugura a Coleção IFG composta pelas obras publicadas pela Editora IFG e também pelos servidores do Câmpus Aparecida de Goiânia. É uma coleção em  desenvolvimento e nós convidamos a todos os autores que fazem parte do corpo docente ou técnico-administrativo que nos ajude com a formação do acervo da coleção doando seus livros publicados.

Perdão Sustentável

De 17 de outubro a 17 de dezembro de 2023 a Biblioteca do Câmpus Aparecida de Goiânia, juntamente com todas as demais bibliotecas do IFG e como parte da programação da 3ª Semana Nacional do  Livro e da Biblioteca SIB/IFG, realizará a campanha do Perdão Sustentável, fazendo a troca da multa e outros débitos por doação de alimentos não perecíveis. O objetivo principal da campanha é recuperar os materiais informacionais em atraso e regularizar a situação dos/as usuários/as nas Bibliotecas do IFG que estiverem com multa. Todos os alimentos arrecadados serão doados aos servidores terceirizados do IFG Câmpus Aparecida de Goiânia.

Exposição “Leituras na escola”

Trabalho desenvolvido com turmas da Pedagogia Bilíngue. A produção contou com a participação de diferentes turmas do curso. O objetivo foi proporcionar momentos de leitura e fruição a partir da  Literatura Ilustrada. Posteriormente, os alunos puderam construir um convite à leitura das obras, confeccionando cartazes coletivamente. Os trabalhos foram orientados pelos professores Alexssandro  Ribeiro Moura, Josiane dos Santos Lima e Thiago Cardoso Aguiar.

Exposição “Seres da mitologia grega: a sabedoria mitológica ontem e hoje”

Trata-se de uma exposição sobre figuras da mitologia grega. São pesquisas em que são expostos traços e características de seres que povoaram a mitologia da Grécia. O objetivo é expor como ainda hoje  esses seres têm influência no conhecimento e na vida cotidiana. Trabalho realizado pelos alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, orientados pelo professor Kelio Junior  Santana Borges.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia