Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comissões > Comissão Permanente de Políticas da Igualdade Étnico-Racial
Início do conteúdo da página

Comissão Permanente de Políticas da Igualdade Étnico-Racial

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 12h30 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 13h10

 

A Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) é instância permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, instituída pela Resolução CONSUP/IFG n° 21 de 07 de dezembro de  2015, atualizada pela Resolução REI-CONSUP/REITORIA/IFG  nº 81 de 17 de junho de 2021, com a finalidade de formular, coordenar, articular e acompanhar a efetivação das políticas e diretrizes institucionais para a promoção da igualdade étnico-racial e defesa dos direitos humanos.

A instituição da CPPIR como uma instância permanente no IFG é o resultado da luta de diversos segmentos internos e externos à Instituição para que fossem, debatidas, planejadas, implementadas e continuadas políticas e ações voltadas à promoção da igualdade étnico-racial. Nesse sentido, a existência dessa comissão se configura como uma das demonstrações de compromisso do IFG com a temática e suas consequências na sociedade. 

São diversos os temas e as camadas de atuação da CPPIR no âmbito do IFG, os trabalhos e as iniciativas da comissão são de extrema importância para o(a):

  • Combate ao Racismo Institucional
  • Promoção da Diversidade
  • Desenvolvimento de Políticas Afirmativas
  • Educação Antirracista
  • Fortalecimento da Identidade Étnico-Racial
  • Atendimento às Legislações Vigentes

As Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial desenvolvidas pelo IFG nas ações da CPPIR são baseadas nos princípios de: 

I - valorização da diversidade étnico-racial e cultural da sociedade na qual está inserida; 

II - implementação de políticas institucionais que desenvolvam relações humanas mais equitativas, superando desigualdades de gênero e étnico-raciais; 

III - construção da igualdade entre as pessoas, valorizando e respeitando as diferenças e possibilitando a equidade de direitos; e 

IV - promoção da colegialidade, participação e democratização dos processos, ações e políticas institucionais. 

Veja o regulamento atual da CPPIR aprovado pelo Conselho Superior - Resolução REI-CONSUP/REITORIA/IFG  nº 81 de 17 de junho de 2021.

 

Queremos ser a potência mundial da luta por reparação e promoção de direitos para pessoas afrodescendentes no mundo. Juntos, juntas e juntes superaremos a chaga do racismo e promoveremos a verdadeira libertação de nossos povos.”

Ministra Anielle Franco, Abertura do II Fórum de Pessoas Afrodescendentes da ONU, 30/05/2023. 

 

Punhos cerrados; Símbolo da luta antirracista

 

Contato: 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Maciella (Coordenadora) / Nayara (Vice-coordenadora).

Endereço: Avenida C-198, Qd. 500, Jardim América. CEP: 74270-040. Goiânia - GO.

 

Fim do conteúdo da página