Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Cinema

Começa amanhã, 10/04, a quinta edição da Mostra Clandestina

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2024, 09h32 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2024, 09h32

Os filmes serão exibidos no Cine Teatro São Joaquim a partir das 19h30

Começa amanhã, dia 10/04, e vai até sábado, 13/04, a V Mostra Clandestina com o tema “Mulheres Água” . A mostra é organizada pelo Coletivo Clandestinas desde 2018 e neste ano está vinculada ao projeto de extensão do IFG – câmpus Cidade de Goiás: “Formação Clandestina: homenagem para Adélia Sampaio”. A mineira Adélia Sampaio é hoje considerada a primeira mulher negra a ter dirigido filmes no Brasil e será a homenageada nesta quinta edição. Os filmes serão exibidos no Cine Teatro São Joaquim a partir das 19h30 no dia da abertura e em diferentes horários nos outros dias da programação

As organizadoras explicam que A Mostra Clandestina é uma mostra feminista de cinema que tem o objetivo de fomentar o debate e o processo de formação, principalmente, entre mulheres. " Nós temos a necessidade de trazer à luz as mulheres de cinema e suas obras, dado que, as cineastas tiveram as suas participações excluídas ou minimizadas ao longo da História do Cinema e, também, de mostras e festivais".

Foram recebidas 221 inscrições de filmes do Brasil e exterior, todos dirigidos por mulheres, e selecionados 44 filmes, sendo 4 longas-metragens e 40 curtas. As sessões foram nomeadas com os nomes de rios de Goiás e do Brasil.

A abertura acontecerá no Cine Teatro São Joaquim, no dia 10 de abril, quarta-feira, às 19h30, com a exibição do longa “Amor Maldito”, de 1984, dirigido por Adélia Sampaio. No sábado, dia 13 de abril, haverá pela manhã o “Encontro de Realizadoras” com a presença de Camila Nunes, produtora e mulher negra, que atua com cinema e audiovisual no estado de Goiás. E o encerramento acontecerá na noite de sábado, no Museu das Bandeiras (MUBAN), centro histórico da cidade de Goiás, com uma mesa de debate composta por importantes cineastas e pesquisadoras negras do Brasil: Edileuza Penha de Souza, Juh Almeida e Naymare Azevedo – tratando, especialmente, sobre a cineasta Adélia Sampaio e as mulheres negras que dirigem filmes no Brasil. Ainda, após as sessões noturnas, a partir das 22 horas, haverá shows musicais com os grupos: “Samba Cidade e Sociedade” (quarta-feira) e “Samba das Pretas” (sábado).

História da Mostra Clandestina de Cinema

Nasceu em 2018 como um projeto de extensão, inicialmente, criado por mulheres que estudavam no Bacharelado de Cinema e Audiovisual do IFG – Câmpus Cidade de Goiás, hoje, cineastas atuantes em Goiás e no Brasil. Elas queriam estudar sobre as obras das mulheres e se verem representadas nos conhecimentos que estavam adquirindo durante o curso. Inicialmente, o projeto de extensão foi coordenado pela professora e cineasta Cris Ventura, entretanto, hoje, o Coletivo Clandestinas gerencia a Mostra Clandestina em parceria com o IFG, estando esta vinculada em 2024 a um novo projeto de extensão intitulado “Formação Clandestina: homenagem para Adélia Sampaio”, coordenado pela professora e multiartista Naira Rosana Dias da Silva.

Coletivo Clandestinas

O Coletivo Clandestinas é atualmente composto em maioria por mulheres, estudantes, egressas e professoras do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, do Técnico Integrado ao Ensino Médio em Produção de Áudio e Vídeo e da Licenciatura em Artes Visuais do IFG - Câmpus Cidade de Goiás.

Da formação atual fazem parte as integrantes: Agnes Santos, Anna Bolba, Daniela Pessoa, Lara Damiane, Maiári Iasi, Marina Carolina, Naira Rosana, Silvana Beline e Victória Magalhães. E as estagiárias e bolsistas do Ensino Médio em Áudio e Vídeo do IFG: Maya, Vitória Régia e Yasmim.

Pelo Coletivo passaram participantes e colaboradoras de fundamental importância para a construção da mostra e do próprio coletivo. Dentre elas: Ana Luiza Reis de Sá, Ana Terra, Helena Caetana, Laura Oliveira, Cristiane Ventura, Lakshimi Shamra, Maria Moreno, Nara Cristina, Vanessa Maria, Viviane Goulart, Yolanda Margarida, entre outras.

 Projeto de extensão: “Formação Clandestina: homenagem para Adélia Sampaio”

Além da Mostra Clandestina, deste projeto fazem parte: a “Formação Clandestina de Cinema – Mulheres no Audiovisual”, on-line, para pessoas de todo o país, para se conhecer diretoras do Brasil, em especial, sobre a Adélia Sampaio, e diretoras de Goiás; apresentação de pôsteres acadêmicos com pesquisas que envolvem as mulheres de cinema; a Mostra Itinerante que está acontecendo em bairros da cidade de Goiás; e um Minicurso de Criação de Vídeos. 

Acompanhe a programação da Mostra Clandestina e o Coletivo Clandestina pelas redes:

https://www.mostraclandestina.com/edi%C3%A7%C3%A3o-2023

https://www.instagram.com/mostraclandestina/?hl=pt

https://www.facebook.com/clandestinasGO 

https://www.youtube.com/@mostraclandestina5590 

Fim do conteúdo da página