Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Publicação

Livro sobre metodologias de aprendizagem para a educação profissional é lançado na Reitoria

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 09h38 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 11h05

A  obra apresenta artigos realizados por discentes de um dos cursos desenvolvidos no Projeto AlmEJA e está disponível para download no site da Editora

imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do Projeto de Ensino AlmEJA – Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Fundamental e Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos das Redes Municipais e Estadual de Ensino de Goiás –, lançou na tarde desta quarta-feira, 28, o livro Educação de Jovens e Adultos: metodologias da aprendizagem para a educação profissional. A obra, que é resultado de trabalhos realizados por cursistas da disciplina “Metodologia de Ensino e Produção de Material Didático”, pode ser acessada gratuitamente no site da Editora IFG: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/book/educacao-jovens-adultos .

Os servidores do IFG Lucivânio Silva, Maria Valeska e Olliver Mariano participam do lançamento

 

Participaram do lançamento ocorrido na Reitoria, a pró-reitora de Ensino da Instituição, Maria Valeska, que na ocasião representou a reitora do IFG, Oneida Irigon; a coordenadora-geral do Projeto AlmEJA, Kênia Hidalgo; o professor do Câmpus Valparaíso, Lucivânio Oliveira Silva, que é um dos organizadores do livro; e o revisor de texto da Editora IFG, Olliver Mariano Rosa, que representou a coordenadora do setor, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz. O evento, que foi transmitido pelo canal do YouTube EAD IFG, contou também com uma apresentação cultural do professor Felipe Valoz, do Câmpus Goiânia.

 

Construção coletiva

Os textos que compõem o livro foram desenvolvidos por cursistas da disciplina “Metodologia de Ensino e Produção de Material Didático”. A matéria faz parte do Curso de Formação Inicial e Continuada para Profissionais da Educação, que é voltado a professores e técnicos administrativos que atuam diretamente no processo de ensino-aprendizagem da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Maria Valeska, depois de agradecer os responsáveis pelo Projeto, os cursistas, os organizadores e os autores dos textos, destacou a importância da coletividade na escrita da obra lançada pelo IFG: “trata-se de uma construção coletiva feita a muitas mãos”, uma construção que engloba artigos escritos por 33 autores.

Alguns dos organizadores e autores do livro durante o lançamento

 

Como destacou a pró-reitora de Ensino do IFG no prefácio da obra, “o livro é resultado de um trabalho orgânico e sistematizado de um conjunto de profissionais da educação e confere legitimidade institucional às políticas de ensino que tem a EJA como objeto. Cada uma das cinco sessões que compõem a publicação é dedicada à apresentação de produtos educacionais desenvolvidos ao longo da disciplina ‘Metodologia e Produção de Material Didático em uma área de conhecimento específica’ e contempla as áreas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Temas Transversais, o que constitui um conjunto rico de experiências didáticas.”

Falando sobre a importância do lançamento do livro, a coordenadora-geral do Projeto AlmEJA, Kênia Hidago, ressaltou: “este lançamento é um momento importante para o fortalecimento da construção da história da EJA no IFG, pois esta obra apresenta a materialização de um conjunto de metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem acerca dos princípios estruturantes da modalidade EJA que poderão inclusive servir de inspiração para outras estratégias metodológicas e produção de material pedagógico, cumprindo assim sua função social".  

 

Acesse a obra no site da Editora IFG: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/book/educacao-jovens-adultos

Assista à transmissão do evento pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=EeVoE2dtMPQ

Confira algumas fotos do evento no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=IFG.oficial&set=a.793526629480456

 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página