Gênero

Palestra promove diálogo sobre gênero com estudantes do ensino médio no Dia da Mulher

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 15h20 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 15h20

A apresentação foi organizada pelo NEABI do IFG Aparecida e ministrada pela professora Ruskaia Mendonça

Um diálogo sobre a história, a luta e as conquistas de mulheres pela conquista de igualdade nos espaços sociais e profissionais foi realizado na manhã desta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Meninas e meninos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Alimentos, Edificações e Química do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia assistiram à palestra “O Histórico e as Conquistas do Movimento Feminista”, ministrada pela professora Ruskaia Fernandes Mendonça. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero (NEABI) do IFG Aparecida e realizado na quadra de esportes do câmpus.

Rusakaia falou aos estudantes sobre a discriminação de gênero na história e sobre como se deu o surgimento do Dia 8 de Março para reflexão sobre fatores sociais, econômicos e trabalhistas que envolvem as relações de gênero. Ruskaia falou também do contexto atual, em que muitas mulheres ainda enfrentam a dupla jornada de trabalho, a representação feminina nos espaços de poder e nos espaços publicitários.

A palestra foi bastante dialogada com os estudantes, que manifestaram suas opiniões em pontos como os altos índices de feminicídio no país e as diferenças de salário em empresas para homens e mulheres, entre outros. Ruskaia abordou também o feminismo negro, que articula questões de gênero e de raça. Estavam presentes o diretor-geral do IFG Aparecida, professor Eduardo de Carvalho Rezende; o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas e membro do NEABI, professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira; as psicólogas do IFG Aparecida, Ieda Vilela Machado e Taisa Fidelis do Carmo; e outros professores e técnicos administrativos.

A intérprete de Libras Thais Regina Moreira Lobeu fez a tradução de toda a palestra para a primeira aluna surda do ensino médio do Câmpus Aparecida de Goiânia: Vitória Barbosa, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações. Vitória disse que achou muito interessante a palestra. Ela acrescentou que para as mulheres surdas a situação é também muito difícil porque além dos desafios enfrentados pela questão de gênero há também a dificuldade de autonomia na sociedade para a pessoa surda.

Meninos também aprovaram a ação, como demonstra a declaração de João Pedro Almeida, do 1º ano de Edificações: “Eu achei muito interessante porque falou de coisas que eu não sabia, principalmente o fator histórico, o que envolve as mulheres negras e as diferenças de salário e de oportunidades para as mulheres”, afirmou. Sarah Jhennifer do 1º ano do curso Técnico em Alimentos destacou que a união de meninos e meninas para debater o tema foi uma aspecto muito positivo da ação. “É sempre importante que essas discussões sejam com todos porque esse assunto é de todo mundo”, afirmou.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia