Planejamento

Semana de Planejamento Pedagógico promove reflexões envolvendo Conhecimento e Afetividade

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 12h21 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 10h04

Professores, servidores da Assistência Estudantil e convidadas externas conduzirão as discussões, a partir desta sexta-feira, dia 15

Questões relacionadas ao tema “Relação Professor/a – Aluno/a: Conhecimento e Afetividade”, serão debatidas a partir desta sexta-feira, 15, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, em palestras e mesa-redonda da Semana de Planejamento Pedagógico do Departamento de Áreas Acadêmicas. Com uma programação que segue até terça-feira, dia 19, a ação antecede o início do semestre letivo 2017/2. “Será uma oportunidade para que os professores externem seus anseios, preocupações e dificuldades na relação com os alunos, troquem informações e contribuições”, afirma o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Eduardo de Carvalho Rezende.

Eduardo conta que o tema da Semana foi definido por uma comissão constituída para organizar a programação do encontro, tendo sido levada em consideração a heterogeneidade do perfil dos alunos dos cursos oferecidos pelo IFG no Câmpus Aparecida de Goiânia, não apenas do ponto de vista do nível de escolaridade – Ensino Superior e Ensino Médio integrado a curso técnico, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) – mas também variações em âmbitos culturais, sociais e econômicos. “É importante discutirmos como um professor lida com os alunos de diferentes perfis”, destaca.

Programação

A Sessão de Abertura da Semana de Planejamento Pedagógico será às 14 horas, no miniauditório B. A apresentação será coordenada pelas professoras Luciana Gomes Ribeiro e Tainá Dias de Moraes Barreto, com participação dos coordenadores de cursos. No mesmo dia serão apresentados informes da Direção-Geral do câmpus e da Gerência de Pesquisa e Extensão. No sábado, os professores trabalham a elaboração de seus planos de ensino para o semestre.

Transtornos e dificuldades de aprendizagem serão tema de discussão na segunda-feira, às 14 horas, em palestra a ser coordenada pela professora Aleir Ferraz Tenório e com participação da médica Aline Ferreira Bandeira de Melo Rocha, da psicóloga Iêda Vilela Machado e da assistente social Vera Lúcia de Freitas Lopes, que integram a equipe de Assistência Estudantil do IFG Aparecida de Goiânia. O chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas comenta a relevância de a programação contar também com convidadas externas, que trazem o aporte de diferentes experiências e visões. É o caso da Mesa-Redonda que vai abordar o tema “Relação Professor/a – Aluno/a: Assédios”, na segunda-feira, a partir das 17h30min, com as pesquisadoras Aava Santiago, Camila Borges e Tânia Rezende, e a palestra de encerramento da Semana, “Relação Professor/a – Aluno/a: Conhecimento e Afetividade”, na terça-feira, às 8 horas, com a pedagoga e psicóloga Márcia Ferreira Torres Pereira. Confira mini currículos das convidadas na programação em anexo. As duas atividades serão coordenadas, respectivamente, pelas professoras Alciane Barbosa Macedo Pereira e Késia Mendes Barbosa Oliveira.

O professor Eduardo de Carvalho Rezende ressalta que todas as atividades da programação da Semana de Planejamento Pedagógico têm muito a contribuir com as reflexões sobre importantes assuntos que envolvem a Educação. As aulas do semestre letivo 2017/2 no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG têm início na quarta-feira, dia seguinte ao do encerramento da Semana de Planejamento Pedagógico.

Confira aqui a Programação da Semana de Planejamento Pedagógico

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia