Competição

Ponte Striker é a vencedora de 2021 do VII Concurso de Construção de Pontes de Palito de Picolé

Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 17h31 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 17h00

A ponte 4 suportou 226,1 quilos e também foi eleita o protótipo com o melhor design, com 251 votos

A Ponte Striker foi construída pelos estudantes de Engenharia Civil, Gilvan, Iara, João Lucas e Luciano

Sete protótipos de pontes construídas com palitos de picolé e cola foram levadas à ruptura, na manhã de hoje, durante o VII Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé, promovido pelos professores da área de construção civil do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento foi transmitido pelo canal Eventos – IFG Câmpus Formosa, no Youtube.

Na segunda-feira, 6 de dezembro, os concorrentes participaram da oficina Apresentação do Programa Ftool para o Concurso de Pontes de Palitos de Picolé, ministrada pelo professor Agno Alves Vieira, pelo Google Meet, abrindo as atividades do Câmpus Formosa, na Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec).

Sete protótipos de pontes participaram do Concurso

Hoje, após o recebimento de todas as pontes, elas foram submetidas inicialmente a dois testes: Teste da Passagem do Carrinho, aplicado para mostrar que é uma ponte funcional, e Teste do Peso. Na sequência, os protótipos foram levados um a um à prensa para a ruptura.

A vitória do concurso é dada à ponte que apresenta o maior coeficiente, dividindo-se a carga de ruptura pela massa da ponte. “Este ano na gente foi bem permissível no regulamento, colocamos poucos critérios. Limitamos o peso, limitamos o número de palitos por barra, mas o restante foi quase totalmente liberado, até para os alunos extrapolarem e verem onde conseguem chegar em termos de formato, de posição”, declarou o professor Alécio Mattana.

Resultado

Striker, protótipo construído pelos estudantes de Bacharelado em Engenharia Civil, Gilvan, Iara, João Lucas e Luciano, foi a ponte vencedora da edição, com o coeficiente 343. Em segundo lugar, ficaram os alunos Luiz Henrique dos Santos e Leonardo Antônio dos Santos, criadores da Ponte Einstein-Rosen, que apresentou o coeficiente 317, seguidos por Marcos Paulo, Maria Clara Gomes, Maria Clara Silva, Mateus Silva e Wellington Ramos, construtores da Ponte Enverga, Mas Não Quebra, com coeficiente 176. O primeiro colocado foi premiado com 300,00; o segundo, 180,00 e o terceiro lugar recebeu 120,00. A comissão organizadora é formada pelos professores Alécio Mattana, Agno Alves Vieira, Divino Gabriel Lima Pinheiro e Marina Moreira.

Professores da Comissão Organizadora, Alécio Mattana, Agno Vieira e Divino Gabriel Lima Pinheiro

Clique aqui e reveja o Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé desta manhã.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa