Alunos de escola municipal assistem à aula prática no Câmpus

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 19h17 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 18h09

A visita é a primeira de outras previstas

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o Câmpus recebeu a visita na tarde de hoje dos alunos do 6º ano B do Colégio Municipal Joaquim Moreira. O grupo foi conduzido pela professora de Ciências, Giovana Vera Rosa, para aula prática nos laboratórios, com o professor Murilo Teles, do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), e estagiários.

A ideia partiu da professora Giovana, que é mãe de uma aluna do Câmpus. “A minha filha enviou o vídeo de uma aula que ela assistiu no IFG sobre uma etapa da floculação, o que me chamou a atenção. Pensei que os meus alunos poderiam assistir, pois era o que eles estavam vendo em sala”. A partir daí, Giovana entrou em contato com o professor Murilo Teles e fez a proposta da realização de uma aula no laboratório.

Após o convite aceito, com o apoio da Gerência de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, a data foi marcada e o encantamento pela aula foi visível. “Eles fizeram um experimento que deixou a água preta, colocaram um solvente e a água ficou transparente”, relatou, animado, o aluno Antonio Galdino José Neto. O estudante falou que aprendeu sobre reciclagem, tratamento da água e como não poluir o meio ambiente.

Para a professora Giovana, este tipo de atividade desperta o interesse do aluno. “Gosto muito do conhecimento prático na formação deles, de sair da rotina da sala de aula”, revela. “A vivência tem um papel importante na construção do conhecimento”, conclui Giovana.

Os professores do IFG responsáveis por este “intercâmbio”, Murilo Teles e Bruno Quirino, se mostraram satisfeitos com o resultado desta primeira visita. “Os alunos se mostraram muito participativos e empolgados”, diz o professor Murilo. Na próxima segunda-feira, 27 de novembro, será a vez de outra turma de 6º ano da mesma escola.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa