Comunidades quilombolas recebem material e avaliam projeto do IFG

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 12h13

Em visita às comunidades, equipe está discutindo novas ações a serem desenvolvidas nas localidades

Integrantes da Comunidade Quilombola João Borges Vieira receberam a equipe do IFG

Ver um vídeo no qual as personagens são conhecidas, reconhecer comunidades semelhantes e se encantar com fotografias da terra e da gente que habita essa mesma terra. É essa experiência que o Instituto Federal de Goiás está proporcionando às comunidades quilombolas da região de Uruaçu.

Uma equipe da Instituição – composta por servidores da PROEX/IFG, Câmpus Cidade de Goiás e Câmpus Uruaçu e por estudantes dos dois câmpus – está visitando os participantes do projeto Comunidades Tradicionais em Redes: criação, circulação e produção visual no cerrado goiano. As visitas têm três objetivos: entrega do material produzido junto às comunidades, avaliação do projeto e projeção de novas ações.

Ontem, a visita foi à Comunidade Quilombola João Borges Vieira e ao Memorial Serra da Mesa, em Uruaçu. Hoje, 24, quem recebe a equipe do IFG é a Comunidade Quilombola Porto Leocárdio (São Luiz do Norte). Amanhã, sábado, é a vez da Comunidade Quilombola do Pombal (Santa Rita do Novo Destino) e, no domingo, da Comunidade Quilombola do Rio do Peixe (Niquelândia).

Os materiais que estão sendo entregues são um DVD com todos os vídeos produzidos pela equipe do projeto (que estão também disponíveis no youtube) e o livro Tradições da terra, publicação coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Editora IFG, que está disponível na página da Editora.

O projeto Comunidades Tradicionais em Rede: criação, circulação e produção visual no cerrado goiano tem como objetivo fomentar, inovar e potencializar as atividades criativas/artísticas/produtivas das comunidades tradicionais localizadas na região norte de Goiás. Dentre as comunidades existentes nessa região, optou-se por estabelecer uma rede de ação/circulação entre as comunidades quilombolas e indígenas do norte goiano.

Saiba mais sobre o projeto na página da Proex.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.