SECITEC 2018

Minicurso de Matemática Básica atrai atenção de alunos durante a Secitec

Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 12h06 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h53

Atividade também foi proveitosa para monitores da Licenciatura em Matemática do câmpus, que experimentaram a docência durante os minicursos

Minicurso Matemática Básica foi uma das atividades da 9ª Semana da Matemática, que integrou a programação da Secitec.

A 9ª edição da Semana da Matemática, que ocorreu de forma integrada com a Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do IFG - Câmpus Goiânia, chamou atenção dos alunos da unidade e da comunidade externa com o minicurso Matemática Básica. A vontade de esclarecer dúvidas referentes à disciplina fez com que as inscrições da atividade se esgotassem rapidamente e encheu as salas de aula reservadas para a execução do minicurso.

Idealizada pelo professor Kelvin Rodrigues, professor de Matemática do câmpus, a atividade foi ministrada por ele e por alunos do curso de Licenciatura em Matemática da casa. O objetivo, segundo o docente, é que o minicurso auxilie os estudantes que sentem dificuldade na matéria e, também, sirva como um laboratório para os futuros professores de Matemática que o Câmpus Goiânia formará. Foram dois minicursos ofertados durante a Secitec: um realizado à tarde, para alunos dos cursos técnicos e ensino médio, e outro à noite, voltado especificamente para estudantes dos cursos EJA.

“À tarde, eles assistem às aulas e à noite é hora deles exercerem, pois eles vão ser os futuros professores. Acaba sendo um laboratório para eles. Depois eu falo também, não deixo por conta deles sozinhos”, explica o professor sobre a importância de contar com a ajuda de monitores da Licenciatura em Matemática do Câmpus Goiânia.

Segundo o professor, a proposta do minicurso nasceu da preocupação em relação ao déficit de conhecimento na área da Matemática apresentado por estudantes de escolas públicas e privadas. “É consenso de todos os professores a dificuldade dos alunos estarem entrando para fazer uma disciplina de Matemática sem saber a Matemática Básica. O que acontece é que o aluno vai fazer um curso de Cálculo e às vezes não sabe nem somar uma fração. Conceitos muito preliminares de Matemática não são trabalhados de forma que o aluno chegue aqui preparado para dar continuidade à aprendizagem. Isso é fato e a cada ano piorando mais e eu encaro isso como uma falência do sistema de ensino mesmo”.

Desde a última edição da Semana da Matemática, realizada em 2017, o minicurso de Matemática Básica tem sido procurado de forma intensa pelos estudantes. “Isso demonstra também o interesse do aluno em cobrir as lacunas. A gente tem que promover ações para rever esse quadro”, afirma Kelvin.

De acordo com o professor, o minicurso foi pensado para trazer o ensino da Matemática à sua origem, de forma racional. “A Matemática, ao meu ver, ela é ensinada de uma forma que vai contra à sua própria filosofia. A Matemática é um desencadeamento lógico de ideias e o que acontece é que o pessoal ensina de forma mecânica. Quando você aprende uma fórmula sem saber o porquê dela, aquilo vira uma coisa nada atrativa, na minha opinião. Algumas pessoas conseguem superar isso e ainda gostarem de Matemática, conseguem enxergar além da fórmula, mas muitas que têm essa dificuldade, propiciada por esse próprio ensino mecânico, e ficam prejudicadas”.

Para conseguir conquistar corações e mentes dos participantes dos minicursos, Kelvin e sua turma de monitores adotam uma metodologia para que o conteúdo seja transmitido da forma mais simples possível, sem abandonar a razão do conhecimento matemático. Como o tempo para realização das atividades é curto e a disciplina extensa, uma das dicas que o professor dá é que os estudantes aprendam o básico para buscarem o conhecimento de forma autônoma, em livros e na internet.

Já para os monitores que atuaram como auxiliares nos minicursos, a experiência foi de vivência no campo da docência. “No curso (de Licenciatura em Matemática), você não tem noção de como vai ser na sala de aula. Não é a mesma coisa você aprender na teoria e na prática. Então a gente consegue se espelhar nele (professor Kelvin) e ter uma base muito maior”, conta Nayane Mayara Silva, do 4º período do curso ofertado pelo Câmpus Goiânia.

Saiba mais sobre a 3ª Secitec do IFG - Câmpus Goiânia na página do evento.

Veja as fotos da Secitec na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook.

Minicurso Matemática Básica na 3ª Secitec do IFG - Câmpus Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.